RAQUETEGOL: INTRODUÇÃO DE UM NOVO JOGO NA ESCOLA

8506 palavras 35 páginas
CAPÍTULO I

1 INTRODUÇÃO
Na historiografia da Educação Física - EF é possível evidenciar uma influência ideológica. Podemos facilmente identificar na própria ação corporal dos alunos, isto se deve ao movimento do corpo do aluno com as práticas corporais em aula. Para Saviani (1998) estas influências funcionam como geradoras de tendências temporais, as quais se manifestam através das ações corporais enquanto resposta da realidade.
Saviani (1998) afirma que a materialidade corpórea pode ser interpretada como aquela que foi historicamente construída e, portanto, existe uma cultura corporal, resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que necessitam ser retraçados e transmitidos para os alunos na escola.
A EF é compreendida como uma área de conhecimento da cultura corporal do movimento, portanto, a EF escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal do movimento, vem formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida (COLETIVO DE AUTORES, 2004).
Atualmente, pode-se afirmar que o esporte é o instrumento que vem sendo utilizado no cotidiano das escolas, servindo como um meio de difusão do movimento da cultura corporal, de seus valores e como mais um meio de produção de conhecimento, especialmente, nos 1° e 2º segmentos do ensino fundamental (BETTI, 1999).
É inegável que algumas modalidades esportivas, tais como o Futebol, o Basquetebol e Voleibol fazem parte deste conteúdo das aulas de EF. Contudo, outras modalidades como o atletismo, as lutas e a ginástica artística, são mais difíceis de serem implementados, principalmente nas escolas da rede pública, conforme informa Betti (1999). Pode-se dizer que um dos objetivos da EF escolar é atuar criticamente, fazendo uma análise sobre o conteúdo

Relacionados

  • RAQUETEGOL: INTRODUÇÃO DE UM NOVO JOGO NA PRAIA
    3055 palavras | 13 páginas