Raquel rolnik

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro O que é cidade ?, a autora trás uma busca sobre alguma definição apropriada para o conceito de cidade, que traga consigo uma abrangência de todos os aspectos de cidade e suascaracterísticas, e não só uma definição sintética para tal obra fabricada pelo homem e suas idéias. Em seu relato, a autora escreve que cidade significa uma maneira de organizar o território e uma relação política.Assim, ser habitante de cidade significa participar de alguma forma de vida publica, mesmo que em muitos casos esta participação seja apenas a submissão a regras e regulamentos.
Outra perspectiva daautora bastante peculiar de definir cidade, é sua visão um tanto quanto “artística” de enxergar esse “fenômeno capaz de se fazer sentir no corpo de quem dele se aproxima”, uma forma de escrita, já quepara ela , na história os dois fenômenos - cidade e escrita - ocorrem quase simultaneamente, impulsionados pela necessidade de memorização, medida e gestão do trabalho coletivo; e na cidade é atravésda escrita que se registra a acumulação de riquezas e conhecimentos. Assim como a arquitetura, que é continente e registro da vida social. É como se a cidade fosse um alfabeto com o qual se montam edesmontam palavras e frases, contando sua própria história e deixando-a gravada para as gerações futuras.
Ao meu ver, foram muito precisas e contingentes as definições feitas pela autora, até mesmo oparalelo traçado entre cidade e imã, onde a cidade seria um grade campo magnético que atrai, reúne e concentra os homens. A forma leve e sagaz de escrever da autora, torna a reflexão de cidade maisfácil e agradável, passando quase que despercebida a aquisição de tanta informação, como na comparação feita entre as cidades antigas e as cidades contemporâneas : “ Ao contrário da cidade antiga,fechada e vigiada para defender-se de inimigos internos e externos, a cidade contemporânea se caracteriza pela velocidade da circulação; são fluxos de mercadorias, pessoas, e capital em ritmo acelerado,...
tracking img