Raphaelduraes

11848 palavras 48 páginas
RISCO, RETORNO E VALOR.

O objetivo da empresa e, portanto, de seu administrador financeiro, foi especificado como sendo a maximização da riqueza do proprietário. Na empresa de capital aberto, a tarefa do administrador financeiro é preço das ações ordinárias da empresa. Para isso, o administrador deve aprender a avaliar os dois determinantes básicos do preço da ação — risco e retorno. Cada decisão financeira possui certas características de risco e retorno e todas as principais decisões financeiras devem ser vistas em termos de risco esperado, retorno esperado e seu impacto combinado sobre o preço da ação. Em vista de frequentemente ser difícil mensurar esses valores “esperados”, o processo de decisão financeira requer considerável julgamento, bem como conhecimento real.

Este texto contém quatro seções principais. A primeira define o conceito de risco e o relaciona a ativo individual, ao tempo, e a uma carteira, ou coleção de ativos. A segunda seção considera a relação entre risco e retorno. Esta apresenta uma breve descrição do modelo de precificação de ativo financeiro (CAPM), , o qual fornece uma ligação básica entre estas duas variáveis. A terceira seção apresenta os conceitos básicos relativos à avaliação de ações de debêntures. De início, são apresentadas as abordagens de avaliação mais comuns e primárias, terminando com as mais amplamente aceitas. Também são destacadas as implicações gerenciais da avaliação. A última seção descreve os aspectos multinacionais do risco e seu relacionamento com fatores políticos e econômicos.

Os conceitos básicos de risco podem ser vistos com relação a um ativo individual mantido isoladamente ou a uma carteira, ou coleção, de ativos *. Embora o conceito de risco de carteira provavelmente seja da maior importância ao administrador financeiro, o conceito geral de risco pode ser compreendido mais facilmente em termos de um ativo individual. Vejamos primeiro o que significa risco.

DEFINIÇÃO DE

Relacionados