Rapel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Introdução-

O rapel é uma técnica de descida, na qual o montanhista desliza de forma controlada, por cordas ou cabos, vencendo obstáculos tais como, cachoeiras, prédios, paredões, abismos, penhascos, pontes, declives, etc..., e tudo mais o que você puder imaginar... Antes de ser denominado esporte o Rapel era usado por alpinistas para descerem as montanhas depois de uma escalada, e porequipes de resgate em suas operações. Hoje em dia é praticado também como esporte radical, mesmo por quem não sabe escalar, uma vez que ele permite várias "manobras" durante a descida, á também varias formas de se praticar. Para praticar rapel é necessário ser conhecedor de técnicas de montanhismo além de ter experiência com o manuseio de equipamentos básicos de escalada como cordas mosquetões, freiosque normalmente tem a forma de um oito, cadeirinha, luvas, capacete entre outros.
É também uma prática esportiva utilizada como parte dos circuitos de Corridas de Aventura e já está incorporada ao roteiro turístico de agências/ operadoras de turismo e eventos promocionais de academias de ginástica.

Trabalho:
Surgimento do Rapel

Há diferentes versões para o surgimento do rapel. Uma delas,data do final do século XIX quando escaladores franceses eram contratados para pesquisar os cânions e cavernas dos Pirineus (montanhas que separam o norte da Espanha do sul da França), criando então uma técnica para descida, que, com o tempo, foram assumindo diversas funções, para alcançar as tais cavernas escondidas, os cientistas baixavam presos às pedras do alto. Hoje, o rapel é praticado emencostas, cachoeiras e pontes. Como em qualquer esporte, existe certo risco de acidentes, mas, usando equipamentos certificados e seguindo as normas básicas de segurança, dá para curtir sossegado.
Conhecido no Brasil como rapel, a denominação deste esporte vem do verbo francês rappeler que significa chamar, recuperar, explorar. Entre os praticantes há uma versão popular de nomenclatura: “rapelar”,com o significado de escorregar corda abaixo seguro por um cinto de segurança apropriado e uma peça de freio. Ou seja: o rapel é uma técnica de descida de cachoeiras, cascatas, precipícios, prédios, pontes, morros, penhascos, paredões, viadutos, chegando até alturas inusitadas.

Mas afinal o que é rapel? O rapel nada mais é do que a técnica usada para efetuar uma descida vertical com o auxílio deuma corda. O que poucos sabem é que ele se diferencia totalmente dependendo do esporte onde você o aplica. É errado, por exemplo, se fazer um rapel em uma cachoeira da mesma forma que em um abismo de caverna. As dificuldades técnicas de cada ambiente exigem conhecimentos específicos da técnica do rapel, tornando-o bem mais seguro e eficaz dependendo da situação. Basicamente três esportes utilizamo rapel: a escalada, a espeleologia e o canyoning.
O Rapel utilizado nestes esportes é puro e simplesmente uma técnica, que sozinha não serve pra muita coisa. O rappel feito nestes esportes é feito do modo convencional, sem muita emoção, pois o apse da adrenalina já foi atingido.
Já no Rapel a adrenalina está na descida onde o praticante faz manobras com a cadeirinha invertida, virando deponta cabeça fazendo descidas com velocidade, e várias manobras, mas com total segurança.
Na Escalada se realiza um rapel ou para retornar à base de uma via, após ter sido concluída, ou para acessar por cima o início de uma via, se desta forma for mais rápido e fácil. Além de significar uma pequena parte do conhecimento necessário a um escalador, o rapel para ser realizado depende de conhecimentostécnicos mais apurados, como por exemplo, equalização de ancoragens e até mesmo colocação de equipamentos "móveis". Sem estes conhecimentos um rapel pode se tornar perigoso e até mesmo fatal. Em todos eles o conhecimento apenas do rapel é totalmente insuficiente, e praticar qualquer uma destas atividades sem saber exatamente os procedimentos corretos é tremendamente arriscado.
Na Espeleologia...
tracking img