rap hihop

576 palavras 3 páginas
Como já foi dito na introdução, abordaremos o Rap e o Hip Hop como uma das manifestações culturais mais presentes nas periferias e favelas. Tanto o rap quanto o Hip Hop chegaram ao Brasil por influências norte-americanas, Jamaica e Florida respectivamente.
O Hip Hop chega ao Brasil, vindo da Florida (EUA), pelo ritmo “Miami Bass” de músicas com batidas rápidas e erotizadas, mas este ritmo aqui foi batizado de “Funk”, uma retomada ao movimento anterior. Duas vertentes vão surgir neste estilo que acaba de chegar às comunidades de baixa renda. Uma atente a demanda da produção midiática, à cultura de massa, liderada por um grupo de pessoas que visam o lucro com esta produção, oferecendo a população uma forma de diversão e de passar o tempo. Enquanto que a outra vertente, o Hip Hop, propõe uma ação de protesto político e social para o exercício da cidadania. O termo Hip Hop tem na sua etmologia as danças da década de setenta, em que se saltava (hop) e movimentava os quadris (hip).
O rap é um estilo musical constituido pelos DJ's (disk-jóquei) e MC's (meste de cerimônia). Caracterizado pela batida rápida e acelerada e as letra forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destes bairros são muito comuns nas letras de música rap.
O Rap (Rhythm And Poetry) tem sua origem nos “Sound Systems” da Jamaica, muito utilizados por lá na década de sessenta, uma espécie de carro de som onde o MC (mestres de cerimonia) discursava sobre os problemas socioculturais e políticos do seu povo. Em busca de trabalho, na década de setenta, esses MC's migraram para os Estados Unidos, e lá contribuíram para o surgimento do Rap. A linguagem do Rap possibilitou aparecer novos cantores, grupo musicais importantíssimos nos bailes funks e nas apresentações de Rap. Na década de 90, o rap chega em seu auge, popularizando-se ganhando cada vez mais espaço no

Relacionados