Rancharia e seu desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RANCHARIA
Rancharia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13'45" sul e a uma longitude 50º53'35" oeste, estando a uma altitude de 519 metros. Suapopulação estimada em 2004 era de 29.726 habitantes. Fundação: 10 de setembro de 1916, A história de Rancharia começou no ano de 1916,quando a Estrada de Ferro Sorocabana passou a ser construída na região.Nesta época foi montado um rancho para abrigar os operários responsáveis por abrir estradas, fazer aterros, aplainar terrenos, enfim, tudo o que fosse necessário para a construção da ferrovia.
Conformedocumentos históricos, em 1931 Racharia se traduzia apenas em um distrito policial. Nas proximidades da estação havia um aglomerado de casas de madeira, em torno de 10 a 12, além de um hotel, que erade tijolos. O hotel era muito bem construído e era dirigido por um japonês chamado Zuricki.
Uma rua larga descia da estação até a vila. Esta rua, que hoje é a principal avenida, era apenas demarcadaaté nas proximidades da farmácia do senhor José Borges de Morais, mais conhecido por "Borginho", onde atualmente localiza-se o prédio da Rádio Difusora. Reza a história que até esse ponto não haviacasas, era uma espécie de estrada larga com mato em ambos os lados.
A partir deste ponto tinha início o povoado, que agrupava de 80 a 100 casas de madeira e algumas de alvenaria. A rua principal era aatual avenida Dom Pedro II e terminava um pouco além da capela. Existiam ainda mais duas ruas paralelas a ela e de cinco a seis transversais, que apesar de demarcadas continham poucas casas.
Aocontrário de hoje, a praça da capela emanava desolação e tristeza. A capelinha de madeira ficava no meio de um capinzal, com a frente voltada para a avenida. As ruas, sem pavimentação, eram de terra batida,lamacentas quando o tempo ficava chuvoso e poeirentas em tempo de seca. Também não havia água encanada e nem luz elétrica, muito menos rede de esgotos. Raríssimas residências se davam ao luxo de...
tracking img