ramongiu

2368 palavras 10 páginas
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE LINHARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO (TCC 1 e TCC2)
CURSOS DE ENGENHARIA

LINHARES
2014
1. DA APRESENTAÇÃO
Este Manual foi elaborado pelas Coordenações dos Cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras de Linhares e tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à orientação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em conformidade com os Projetos Pedagógicos dos cursos de Engenharia e com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As normas aqui apresentadas possibilitam ao aluno compreensão da metodologia a ser adotada e ao professor orientador, melhor condução no processo de elaboração do TCC.
2. DOS OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação na solução de problemas relacionados à sua profissão e/ou área de atuação, bem como em atividades de pesquisa;
Familiarizar o aluno com as exigências metodológicas na execução de um trabalho técnico ou científico;
Orientar alunos e professores na elaboração de projetos utilizando os requisitos típicos para a descrição de um relatório técnico para solução de problema, atendendo a prazo determinado, culminando com sua apresentação a uma banca avaliadora.
3. DA CARACTERIZAÇÃO DO TCC DOS CURSOS DE ENGENHARIA
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras de Linhares será desenvolvido na modalidade Monografia, e deverá estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para efeito de consulta e padronização, serão utilizados os livros editados pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES): Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos (livro vermelho) e Normalização de Referências (livro verde), atualizados. A lógica na elaboração da Monografia deve ser orientada pelas normas metodológicas de execução de trabalho

Relacionados