Ramo ligual carótida

652 palavras 3 páginas
1) Artéria carotida comum, divisão externa
a) Ramos colaterais principais
* Artéria lingual: origina-se a frente da extremidade do corno maior do osso hioide. Corre obliquamente na direção medial e cranial em relação a sua origem e depois passa por trás do digastrico e estilohioideo, correndo depois horizontal e medialmente ao hipoglosso e, por fim, corre perpendicularmente até a língua, curvando ventralmente na superficie inferior até a ponta, recebendo o nome de arteria profunda da língua. A primeira porção é superficial estando contida no triângulo carotico, já a segunda ou porção curva se situa sobre o constritor médio da faringe (coberto pelo tendão do digastrico, estilo-hioideo e hipoglosso), a terceira ou horizontal entre o hipoglosso e o hipoglosso e a quarta, porcao horizontal ou terminal, corre ao longo da superfície inferior da lingua até a sua ponta. (Páginass 52, 88 e 194 do sobotta)
- Ramos supra-hióideos: corre ao longo da borda cranial do hiódeo, irrigando os músculos que a ele se ligam. Anamostosa-se com seu homólogo no lado oposto
- Artérias dorsais da língua: São ramos que se originam em baixo do hipoglosso e sobem para a parte posterior do dorso da língua, onde irrigam a membrana mucosa, arco glossopalatino, tonsila, palato mole e a epiglote. Anamostosa-se com vasos do lado oposto.
- Artérias sublinguais: Origina-se na margem anterior do hipoglosso e corre anteriormente entre o genioglosso e o milo-hióideo, irrigando a glândula, músculos vizinhos e membranas mucosas da boca e gengiva obs: um ramo corre medialmente aos proccessos alveolares da maxila, para se anamostosar com vasos semelhantes no lado oposto enquanto um outro ramo perfura o milo-hióideo, anamostosando-se com o ramo submentoniano da artéria facial.
- Artérias linguais profundas: É a porção terminal da artéria lingual que core ao longo da face inferior da língua, situando-se no lado lateral do genioglosso, acompanhada pelo nervo lingual. Anasmotosa-se com a artéria oposta

Relacionados

  • anatomia
    278 palavras | 2 páginas