Ralatório Micologia

454 palavras 2 páginas
1. Fundamentação Teórica da Prática A identificação dos fungos é baseada quase que exclusivamente em sua morfologia tanto macro como microscopicamente. Macroscopicamente os fungos podem apresentar vários tipos morfológicos com colônias filamentosas, cotonosas, pulverulentas e outras (bolores) e cremosas (leveduras) e com os mais diversos tipos de pigmentos. Os fungos têm como habitat, os mais diferentes substratos. A grande maioria dos fungos vive no solo fazendo parte da reciclagem dos materiais na natureza. São encontrados também nos vegetais, água, nos animais, etc. Os fungos formam diversas estruturas de dispersão, sendo a principal, os esporos, e através de dispositivos especiais, essas estruturas entram em contato com várias vias de dispersão. Pelas vias de dispersão, os fungos são espalhados na natureza. Quando encontram um substrato com nutrientes adequados, crescem e colonizam. Dessa maneira, podem deteriorar vários materiais e ocasionar em vários hospedeiros, as micoses. Através de métodos específicos, os fungos podem ser isolados de seu habitat, das vias de dispersão, dos vários materiais contaminados e de diversos hospedeiros com micoses.

2. Objetivos O estudo prático do isolamento, preparação de lâmina e visualização em microscópio óptico para assim identificar as várias estruturas do fungo, tipos de colônia.

3. Material
Cultura de fungos,
Ágar Sabouraud,
Ágar Mycosel,
Bico de Bünsen,
Lâmina, laminula,
Alça em L,
Corante lactofenol,
Microscópio óptico,
Estufa,
Pinça,
Placa de Petri com algodão úmido em água destilada,

4. Metodologia Primeiramente, perto do bico de bulsen retirou-se com o auxilio da alça em L uma pequena parte da cultura de fungos, para que fossem reisoladas em ágar Sabouraud e ágar Mycosel, onde os mesmos permaneceram na estufa a 35 ºC até serem lidos uma semana posteriormente. Após o reisolamento pega-se uma placa de petri, onde se encontram uma lâmina, para que se possa colocar um

Relacionados