Ralatorio - Oficio do Professor/Historiador

910 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

RELATÓRIO DE APC: Campos de atuação do professor/historiador

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PROF. DRA. SANDRA MARA DANTAS
DISCENTE: FERNANDO ADRIEL DOS SANTOS

UBERABA
2015
O historiador deve ser capacitado ao exercer o trabalho de professor-historiador em todos as suas áreas e dimensões, ele deve ter um pleno domínio do conhecimento histórico e suas práticas no espaço pedagógico. O professor-historiador deve produzir conhecimento fundamentando-se no exercício da pesquisa, seja na escola ou nos demais espaços em que o mesmo atue, procurando assim sempre inovar. Faço uso das palavras de Schmidt:
“...fazer com que o conhecimento histórico seja ensinado de tal forma que dê ao aluno condições de participar do processo do fazer, do construir a História. Que o aluno possa entender que a apropriação do conhecimento é uma atividade em que se retorna ao próprio processo de elaboração do conhecimento. ” (SCHMIDT, 2005, p. 59).
Ao optar por trabalhar com a História, o historiador, tem que ter em mente a responsabilidade que o resultado de seu trabalho pode e irá formar ideias para grupos que formam uma sociedade em constante desenvolvimento.
O professor-historiador é também responsável por colaborar no desenvolvimento do aluno, a construção de uma visão que o ajude na compreensão do local em que vive e torná-lo consciente de que sua existência é um existir histórico, criando assim no aluno a visão e noção de que ele é um ser histórico. O professor, mesmo tendo que se submeter a um currículo geralmente prescrito, como pesquisador, deve estar sempre atento a inovações afim de levar a sala de aula uma nova forma de ensino e aprendizagem.
Segundo Francisco Dantas sobre o oficio do historiador “ao recuperar a trajetória dos homens, o historiador está fazendo ciência e não construindo uma obra de ficção. Sim, uma ciência particular - historiografia”, ciência essa que se ocupa não apenas do homem, mas, também, do resultado de

Relacionados