Raizes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “Raízes do Brasil”, de Sergio Buarque de Holanda, busca compreender e explicar o modo de ser ou a estrutura social e política do Brasil e dos Brasileiros. Fala sobre nossas origens,colonização, baseado no contexto histórico da era Vargas e problemas políticos. Uma burguesia que não gostava de trabalho físico, do trabalho regular, de esforço, mas sim de serem senhores. Tentativa demodernização, criação de universidades e polos criativos no brasil. O autor cria uma metodologia, influenciado pela teoria de Max Weber composta pelo tipo ideal, um tipo inexistente, um exagero,estereótipos relacionados ao contexto histórico para entender o caráter do brasileiro.
Para Sérgio Buarque, os colonizadores eram “Homens Aventureiros”, ou seja, aquele que quer o lucro imediato. Buscanovas experiências e não quer se esforçar, tem horror ao trabalho braçal e quer ganhar dinheiro fácil. Foi esse espírito aventureiro que trouxe o português ao Brasil e aqui permaneceu extraindo tudo oque podia.
Ao contrário desse homem aventureiro, tem o homem trabalhador, minoria, que deseja segurança, é esforçado, não tem aversão ao trabalho manual, procura estabilidade, paz e terra.
Ethos éa forma de estar no mundo, forma como vê o mundo. O Ethos aventureiro é o de horror ao esforço, é um Ethos personalista, laço pessoal, ajuda quem você conhece, mas só ajuda querendo algo em troca. OEthos do trabalhador é o da vocação divina.
A vida rural foi um fator importantíssimo na formação da sociedade brasileira. Os negros eram explorados pelos homens aventureiros e exportados para umtrabalho escravo, fácil e lucrativo para os senhores. Havia um laço pessoal nessa relação de escravo e senhor, o personalismo, a impessoalidade como forma de ser menos frio, criado pelo homemaventureiro (Rural e tradicionalista).
Com a proibição do tráfego, o processo de urbanização acelerou nitidamente. O homem cordial vem com essa passagem do rural para o urbano, é aquele que age movido...
tracking img