BLINDAGEM DE SALA

Clínicas odontológicas com aparelho periapical costumam ter como blindagem 1,0 cm de argamassa baritada aplicada em toda parede até a altura de 220 cm do piso acabado.Clínicas com aparelho panorâmico devem aplicar 2,0 cm na direção do feixe e 1,5 cm de espessura de argamassa baritada na direção do feixe espalhado. (Normalmente local do comando do equipamento)Recomenda-se o uso de cabines fechadas para maior proteção do operador neste tipo de equipamento. A porta deve receber uma proteção de 1,5 mm de chumbo, em especial no caso de ser utilizada também comobiombo protetor. Este é o caso em que coloca-se um visor na porta e o comando fica do lado de fora, junto com o acesso da sala. Relembrar que o tratamento da legislação (RDC 50/02) exige as mesmasconsiderações de distância do aparelho às paredes que as aplicadas nos raios-x médicos em geral.

PADRÕES DE SEGURANÇA NA SALA DE RAIO-X

Paredes, piso, teto e portas com blindagem que proporcioneproteção radiológica às áreas adjacentes, de acordo com os requisitos de otimização, observando-se os níveis de restrição de dose estabelecidos neste Regulamento.

Cabine de comando com dimensões e blindagemque proporcione atenuação suficiente para garantir a proteção do operador.

Sinalização visível na face exterior das portas de acesso, contendo o símbolo internacional da radiação ionizanteacompanhado das inscrições: "raios-x, entrada restrita" ou "raios-x, entrada proibida a pessoas não autorizadas".

Sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada doseguinte aviso de advertência: "Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada é proibida". A sinalização luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiológicos indicando que o gerador estáligado e que pode haver exposição. Alternativamente, pode ser adotado um sistema de acionamento automático da sinalização luminosa, diretamente conectado ao mecanismo de disparo dos raios-x.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Raios-x odontologico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raios-x-Odontologico/1009845.html

MLA

"Raios-x odontologico" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raios-x-Odontologico/1009845.html>.

MLA 7

"Raios-x odontologico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raios-x-Odontologico/1009845.html>.

CHICAGO

"Raios-x odontologico." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raios-x-Odontologico/1009845.html.