Raios Gama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Raios Gama
Quando o núcleo atômico se desintegra, pode emitir três tipos de radiações que são denominadas de radiação alfa, radiação beta e radiação gama. Se fizermos essas três radiações passarem por um campo magnético perceberemos que elas se separam. Os raios alfa se direcionam para um lado e os raios beta para outro, pois são partículas positivas e negativas, respectivamente. Já aradiação gama não sofre desvio, pois não são partículas eletrizadas, mas sim radiações eletromagnéticas.

Os raios gama podem causar inúmeros danos às células animais. Na explosão de uma bomba atômica, por exemplo, ocorre a liberação de enormes quantidades desse tipo de radiação, sendo por esse motivo uma arma de grande perigo para toda humanidade. Nos laboratórios que trabalham com essas radiações, oscientistas usam uma roupa construída especialmente para os protegerem contra a exposição excessiva dessa radiação.

A radiação gama é detectada pela câmara gama e uma de suas utilizações acontece na medicina nuclear.

O raio gama é um tipo de radiação eletromagnética, liberada por materiais radioativos quando um núcleo está num alto grau de agitação e é “desacelerado”. O raio gama também eencontrado em acontecimentos astrofísicos de uma alta magnitude. É um raio que tem capacidade de penetração (em diferentes matérias) maior que os raios de radiação alpha ou beta, sendo eles com mais energia e com menor comprimento de onda. Uma amostra do poder de penetração dos raios gama é que estudos apontam que são capazes de passar através de um uma placa de 20cm de chumbo. São encontrados, porexemplo, em raios solares e têm sido aproveitado em áreas como a Medicina.


Os raios gama são produzidos naturalmente pelos núcleos atômicos durante as suas transformações radiativas naturais, e o seu comprimento de onda são menores que 10 - 12 m.

Tal radiação tem como propriedade ionizar átomos e também possui grande poder de penetração. Para a sua absorção, é muito comum se usarem grossasparedes de chumbo.

Em comparação com o Raio X, os raios gama têm um comprimento de onde menor: enquanto o Raio X tem, em torno de 10-10 metros, enquanto os raios gama têm, em média 10-12 metros. Em questão de frequência, também há diferenças: enquanto os Raios X geralmente apresentar 1018, os raios gama têm 1020 de frequência. Já a energia desse raio (contada na medida keV) tem valor de 103,enquanto a do Raio X é de101. A luz visível, elemento presente em praticamente todos os dias, tem energia de 10-3 keV.

Essa radiação foi descoberta em 1900 por Paul Ulrich Villard ( físico nascido na França). Aconteceu quando Paul constatou que alguns elementos radioativos, quando desintegrados, liberam  uma radiação de comportamento semelhante ao Raio X. Porém, essa radiação tem mais capacidadede penetração bem maior e que contém uma carga de energia também maior que as demais.  

Desde então, foram achadas várias aplicações para os raios gama: na parte de Medicina é usado em quimioterapias (destruindo células cancerígenas) e também na esterilização de materiais médicos. Outra área que utiliza esse recurso é a gamografia: ele é usado para observar imagens de peças metálicas numa placafotográfica.  Um uso que pode ser considerado medicinal é o uso de raios gama para descontaminação de alimentos: expor alimentos a essa radiação pode eliminar micro-organismos prejudiciais (causadores de doenças como, por exemplo, a salmonela). Além disso, aumenta a validade do produto, alongando o tempo em que pode ser vendido. 

A radiação gama é uma forma como um núcleo com excesso deenergia, libera isso que está em demasia. Isso não quer dizer que esse núcleo vá ficar neutro, já que isso é uma questão relativa a quantidade de elétrons  em volta do núcleo e da carga desse núcleo. Quando ocorre dessa descarga de radiação gama, essa acontece em forma de radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética são ondas  presentes no espaço que, através de uma campo elétrico e um campo...
tracking img