Raios catodicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Douglas Dantas Prontuário 1064801
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
QUESTÕES
A) O tubo de raios catódicos
1- Cátodo é a primeira placa que está ligada na polaridade negativa, e o ânodo a primeira placa vazada ligada a polaridade positiva. Os elétrons que está no cátodo são acelerados e atraídos pelo ânodo.

2- A primeira fonte de energia serve para criar uma diferença de potencialentre as placas e assim acelerar o elétron. A outra fonte é para alimentar as placas paralelas, gerando um campo elétrico e alimentando também o campo magnético ocasionado pelas bobinas que está disposta em perpendicular.

3- Para alinhar a trajetória dos elétrons, e não deixando ocorrer também seu espalhamento.

B) Efeito do campo elétrico sobre os raios catódicos
4- Os elétronsforam desviados. Esse desvio ocorre pela atração da placa com polaridade positiva, e ao prosseguir seu caminho o elétron desviado segue sua trajetória de maneira retilínea.

5- No experimento o feixe de elétrons tem orientação semelhante ao da ação da gravidade, mas uma forma de se provar que a gravidade não influencia no comportamento dos elétrons seria inverter as polaridades, com este arranjoo feixe iria se por na orientação oposta.

6- Quando Thomson realizou este experimento, ainda não se sabia sobre a existência dos elétrons, e foi a partir deste, estudando o feixe que saia do cátodo que iniciou a comprovação de sua existência.

7- A direção do campo elétrico E é sempre vertical e perpendicular a placas horizontais (polo positivo para o negativo)

8-Velocidade nos eixos x (laranja) e y (verde).

9-

Campo elétrico representado pelas setas maiores (saindo do polo positivo e indo para o negativo), força elétrica para baixo que esta presentado pela seta de cor rosa e velocidade em modulo (resultante dos dois eixos) com a seta de cor roxa.

10- Já que o valor do campo elétrico E dado por: E=Fq·, é necessário encontrar o valor desta forçadada pela realização do trabalho. Sendo τ=F.d trabalho de uma força e o trabalho da força elétrica τ=q.V. obs.: τ=trabalho, F=força, d=distancia, q=carga e V=ddp.
Igualando as duas fórmulas do trabalho, temos: F.d=q.V e assim podendo encontrar o valor da Força por F=q.Vd .
Assim, F=1,60x10-19.(200)0,015=2,13N . Com o valor da força chegamos ao campo elétrico, E=Fq=2,131,60x10-19=13x103NC.11- Fele=E.q=13x103. 1,60x10-19=2,08x10-15N

C) Efeito do campo magnético sobre os raios catódicos
12- Corrente elétrica também gera campo magnético (B), ao se aumentar a corrente também se aumenta o B proporcionalmente.

13- Neste caso o B está ‘entrando’ na tela, isso significa que a corrente está indo para direta, percorrendo o sentindo horário.

14- B está no eixo zpositivo, ‘saindo’ da tela.

15-

Força magnética para cima representada pela cor vermelha, velocidade resultante que esta em roxo e campo magnético saindo da tela representada pelos círculos verdes. Lembrando que cada vetor está perpendicular entre si.

16- Sim os três vetores são perpendiculares entre si, possuindo ângulo de 90°. Nesse caso o calculo da força magnética é realizada pelaexpressão: Fmag=q |vXB|

17- A quantização da carga envolvida, no caso o valor do elétron, que foi determinado pela sua razão entre a carga e massa.

D) Efeito da atuação simultânea dos campos elétrico e magnético
18- Seu movimento é de forma retilínea sem desvio no seu trajeto.

19- Quando a partícula não sobre deflexão, exemplo quando o campo magnético esta para dentro datela, o campo elétrico esta de cima para baixo. Quando o campo magnético esta para fora da tela o campo elétrico esta de baixo para cima.

20- Porque os campos envolvidos no experimento faz com que as cargas desviem, uma ação característica de partícula.

E) Interpretando a inclinação do gráfico de E x B
21- Fmag=q.vx.B e Fele=q.E
Fmag=Fele Analisando como forças perpendiculares...
tracking img