Raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Descoberta dos Raios X
Wilhelm Conrad Röntgen

Introdução
Wilhelm Conrad Röntgen nasceu em 27 de março de 1845 em Lennep, na província do Reno, na atual Alemanha. Aos três anos de idade mudou-se para a Holanda, e estudou na Universidade de Utrech (1865), depois em Zurich, onde obteve o diploma de engenheiro em 1866 e doutorado em física em 1869. Em 1870, mudou-se com seu orientador, AugustEduard Ebenhardt Kundt, para Wurzburg, na Bavária.
Em 1874 foi qualificado como Conferencista na Universidade de Strasbourg e em 1875 foi nomeado professor na Academia de Agricultura de Hohenheim, em Württemberg. Em 1876 ele retornou a Strasbourg como professor de Física, mas três anos depois, ele aceitou o convite para a Cátedra de Física na Universidade de Giessen.
Depois de ter recusadoconvites para posições semelhantes nas Universidades de Jena (1886) e Utrecht (1888), ele aceitou na Universidade de Würzburg (1888), onde sucedeu Kohlrausch e encontrou entre seus colegas Helmholtz e Lorenz. Em 1899 ele recusou uma oferta para a cadeira de Física na Universidade de Leipzig, mas em 1900 ele aceitou na Universidade de Munique, por pedido especial do governo da Baviera, como sucessorde E. Lommel. Aqui ele permaneceu pelo resto de sua vida, embora ele tenha sido oferecido, mas não quis a Presidência da Reichsanstalt Physikalisch-Technische em Berlim e a Cátedra de Física da Academia de Berlim.

Rontgen foi essencialmente um físico experimental, dedicado ao estudo quantitativo de fenômenos delicados. Foi em Wurzburg que Rontgen descobriu os raios X no final de 1895, aos 50anos de idade. Em 1901, ele recebeu o primeiro Prêmio Nobel em física, por essa descoberta. Dos quase 60 trabalhos que publicou durante sua vida, apenas três curtos artigos foram dedicados aos raios X.
Röntgen se casou com Anna Bertha Ludwig de Zurique, com quem se encontrou no longo café por seu pai. Ela era uma sobrinha do poeta Otto Ludwig. Eles se casaram em 1872 em Apeldoorn, Holanda. Elesnão tiveram filhos, mas em 1887, adotaram Josephine Bertha Ludwig, então com 6, filha do único irmão da Sra. Röntgen. Quatro anos depois de sua esposa, Röntgen morreu em Munique em 10 de fevereiro de 1923, a partir de carcinoma do intestino.
A única pesquisa realizada por Rontgen que criou grande repercussão foi a descoberta dos raios X. O primeiro trabalho realizado sobre sua descoberta é o maisfamoso, pois foi o que deu maior repercussão. Rontgen o imprimiu nos últimos dias de dezembro de 1895, e no dia 1º de janeiro enviou separatas do mesmo a dezenas de físicos importantes do mundo todo. Logo depois, a descoberta de Rontgen foi divulgada em jornais de todos os tipos e seus experimentos foram repetidos e confirmados, e ele então se tornou uma pessoa famosa.
Rontgen não informou emnenhum dos trabalhos por ele publicados sobre como ocorreu à sua descoberta e existem poucas informações confiáveis a respeito disso. Uma das fontes de informação foi uma entrevista que Rontgen concedeu a um jornalista americano Henry Dam, em 1896. Durante essa entrevista, Rontgen afirma que a descoberta ocorreu no dia 8 de novembro de 1985. Ele conta que estava interessado no problema dos raioscatódicos em tubos de vácuo, estudados por Hertz e Lenard. Ao questionado sobre a descoberta Rontgen respondeu: “Eu estava trabalhando com um tubo de Crookes coberto por uma blindagem de papelão preto. Um pedaço de papel com platino-cianeto de bário estava lá na mesa. Eu tinha passado uma corrente pelo tubo, e notei uma linha preta peculiar no papel." Ele testou e percebeu que estavam saindo raios dotubo que tinham um efeito luminescente sobre o papel. Rontgen sabia que não era luz, mas declarou não saber o que eles eram: “Tendo descoberto a existência de um novo tipo de raios, é claro que comecei a investigar o que eles fariam." (DAM 1896, p. 413).
Os estudos dos raios catódicos estavam vinculados ao desenvolvimento de bombas de vácuo durante o início do século XX. As pesquisas sobre...
tracking img