Raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A radiografia periapical é imprescindível na elaboração do diagnóstico em Odontologia, sendo impossível identificar certas doenças bucais e elaborar planos de tratamentoapropriados sem o seu concurso, podendo incorrer-se em danos irreversíveis aos dentes, ao osso alveolar e aos demais tecidos bucais, comprometendo o tratamento, aumentando o riscode falha e tornando-o mais dispendioso para o paciente.
Concordamos com a citação de GIBILISCO et al.14 (1986) que diz: "a obtenção de radiografias satisfatórias dos dentes emaxilares é um dos problemas técnicos mais difíceis e complicados em Radiologia".
Duas são as técnicas utilizadas para se obterem as radiografias periapicais: a técnica da bissetriz e atécnica do paralelismo.
O ensino das duas técnicas constitui-se em um dos objetivos da Disciplina de Radiologia Odontológica. Uma técnica radiográfica deveria ser suficientementesimples a ponto de poder ser transmitida e entendida no menor prazo de tempo possível.
As duas técnicas têm sido avaliadas segundo diferentes fatores, que podem influir no resultadofinal e conferir a elas um valor interpretativo que venha ter a maior significância possível, liberando, assim, dados que efetivamente tenham importância para serem plenamente utilizadosno diagnóstico.
Estudos precisam ser encetados para identificação de fatores que afetam o apropriado treinamento dos estudantes em Radiologia Odontológica, bem como daqueles quepodem impedir a transferência de dados observados no treinamento para a prática. Uma vez esses fatores identificados, métodos poderão ser desenvolvidos para permitir a implementação deestratégias educacionais apropriadas e corrigir influências negativas na alta qualidade da Radiologia Odontológica. A educação em Radiologia Odontológica necessita de melhoria
tracking img