Raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na noite de 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Rontgen, faria uma descoberta que teria sua importância perpetuada até os nossos dias. O Raio X, emissões eletromagnéticas com poder depenetração em objetos opacos maior que as conhecidas até a época, são até hoje em consultórios médicos, aeroportos, mecânicas e até em jogos de celular com um suposto raio x, moda entre adolescentes. Temesse nome pelo fato da letra “x” ser comumente usado para incógnitas desconhecidas em equações matemáticas. Como o raio era desconhecido, ficou o nome Raio X.

Sua importância está justamenteno fato de poder penetrar em objetos que não permitem outras ondas, como a da luz que conseguimos enxergar e atravessá-los. Isso dá a possibilidade de, entre outras coisas, poder fazer examesprocurando fraturas ou corpos estranhos dentro do corpo humano sem a necessidade de uma operação. Dá possibilidade também de procurar armas em bagagens ou escondidas em roupas. O que é fato é que a descobertade Rontgen é bastante útil até hoje.

De lá para cá os usos do Raio X foram só aumentando. Veio a necessidade de ser usar equipamentos próprios para realizar esse exames, profissionais quepudessem saber como opera-los e o que fazer com os resultados. Hoje os parelhos são, em sua maioria, eletrônicos. Exemplo disso é o tubo de Coolidge (ou ampola de Raio X) equipamento usado para produçãode raios x, e, portanto, parte importante do exame. Para operar essas máquinas, analisar os resultados tirados do exame e poder apresentar uma opinião precisa sobre a necessidade do paciente foinecessário criar o profissional de radiologia. A radiologia é a ciência que estuda corpos ou objetos por meio das imagens obtidas através do exame de Raio X.

Mas inegavelmente a área que o raio xapresentou mais aplicações até hoje foi no campo da medicina. Exames como tomografia, ressonância magnética e outros exames muito comuns hoje me dia, tiveram impulso através do desenvolvimento do Raio...
tracking img