Raio laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Como é um efeito físico por trás do funcionamento do laser é que os átomos de determinados materiais, quando em estado instável de alta energia, secorretamente estimulados decaem sua energia emitindo fótons coerentes com o estímulo original, cujas ondas estão em sincronia entre sique não apenas um átomo absorve um fóton, incidente e oreemite ao acaso após certo tempo, mas que também este mesmo átomo deve reemitir seu fóton absorvido se um segundo fóton interage com ele. O fóton reemitido tem o mesmo comprimento deonda do fóton que o estimulou e, igualmente importante, tem a mesma fase.
Um laser funciona desde que se consiga excitar um número mínimo de átomos de determinado material para umnível de energia superior, de modo a se obter uma inversão de população. Quando isso ocorre, estimulam-se alguns átomos a emitirem seus fótons, o que vai iniciar um efeito emcascata de modo que o fóton emitido por um átomo estimula o átomo seguinte a emitir outro fóton de igual comprimento de onda e fase, o que vai amplificando a emissão de feixes de luzde comprimento de onda definido e coerente.
Por tanto para que tudo isso funcione, é necessária uma realimentação, ou seja, por certo tempo manter fótons emitidosestimuladamente interagindo com outros átomos. Isso é obtido com uma cavidade óptica, uma região do espaço em que se confina luz por algum tempo com o uso de espelhos altamente refletores econvenientemente alinhados que vão refletindo várias vezes os fótons. Num dos espelhos existe um pequeno orifício por onde alguns fótons depois de muitas vezes refletidos conseguemsair emitindo o feixe colimado de luz. Há também os lasers super-radiantes, como o laser de nitrogênio e alguns lasers de corante que não precisam de espelhos para funcionar.
tracking img