Raio bola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RAIO BOLA

O fenômeno do raio bola (ball lightning) ocorre em meios atmosféricos, geralmente próximos à nuvens de chuva. Por ser um fenômeno raro, existem mais ou menos mil relatos nos últimos 150 anos, permanecendo desconhecido muitos fatos acerca deste fenômeno.
Com os estudos realizados, determinou-se certos padrões comuns neste tipo de fenômeno. Descobriu-se que a luminosidade de um raioesférico equivale à de uma lâmpada fluorescente, sendo constante, não pulsante e sua coloração pode ser branca, amarela, laranja, vermelha ou azul. Seu diâmetro varia de 10 a 40 cm e sua energia estimada seria de um megajoule.
Normalmente a cor da descarga é avermelhada e sua velocidade de deslocamento pode ultrapassar 100 km/h e não sofre influência aparente da direção do vento ou da gravidade.Produz sons similares a zumbidos, desprendendo odor semelhante ao enxofre ou ozônio. Este fenômeno interfere nas emissões de rádio, deixa marcas de queimaduras e outros rastros no chão e já afetou o homem com paralisia, adormecimento e queimaduras. No entanto é um fenômeno extremamente raro.
Essa descarga possui uma certa estabilidade, que pode durar vários segundos e, em alguns casos, váriosminutos. Normalmente o raio-bola se forma em tempo de tempestade, mas em outras ocasiões pode acontecer com tempo bom.
Pesquisadores da Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, afirmam que o intenso calor gerado pela penetração de um relâmpago comum no solo produz pequenas partículas de Silício e outros compostos.
Essas partículas, denominadas de nanoparticulas, se unem formando uma rede defilamentos e armazenam certa energia química. Ao cessar a descarga elétrica, esses filamentos se vaporizam e adquirem a forma de uma esfera. À medida que se oxidam lentamente no ar, essas partículas perdem a energia armazenada e emitem luz e calor. Tudo isso em alguns poucos milisegundos. Como a esfera se forma apenas no fim desse processo, ou seja, da vaporização à oxidação, o observador tem aimpressão que ela se materializou no ar. Esta nova teoria também explicaria como o relâmpago de bola é capaz de atravessar as portas e janelas das residências sem causar danos.
A rede de filamentos, sendo flexível e movendo-se com o ar, poderia passar pelas fendas existentes nas portas e janelas, se reorganizando do outro lado. Mas, outra particularidade deles é o poder de atravessar objetos maciços, comoparedes ou fuselagem de aviões, o que ela não consegue explicar corretamente. Ainda assim, os estudos prosseguem. O próximo passo deverá ser o de criar um relâmpago de bola em laboratório, tarefa que os pesquisadores já estão tentando realizar.
Como se proteger:
* Evite ficar em locais descampados e descobertos;
* As casas, edifícios, galpões, carros, ônibus e trens são locais seguros;* Dentro de uma edificação, procure ficar afastado (no mínimo um metro) de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos;
* Evite tomar banho em chuveiro elétrico e operar aparelhos elétricos e telefônicos;
* Ficar em baixo de uma árvore alta e isolada é muito perigoso, no entanto procura abrigo dentro de uma mata fechada é seguro;
* Se estiver em local descampado, nãocarregue objetos longos, tais como guarda-chuva, vara de pescar, enxada, ancinho, etc;
* Não entre dentro de rios, lagoas e mar;
* Não opere trator ou qualquer máquina agrícola que não tenha cabine metálica fechada;
* Evite ficar perto de cercas e estruturas elevadas (torre, caixa d'água suspensa, árvore alta, etc.);

Relatos de Raios BolaViolento raio-bola atinge Rondônia e assustamoradores do interior | |
De acordo com testemunhas, no momento do fenômeno chovia muito na região e a informação contraditória de que vários objetos luminoso estavam sobrevoando a cidade, fez com que diversos moradores da cidade acreditassem que Cacoal estava sendo literalmente invadida por discos-voadores ou por satélites se desintegrando sobre a atmosfera de Rondônia. Alguns chegaram a afirmar...
tracking img