Raffael

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ISO?

Em meados da década de 80, a International Organization for Standardization (ISO) – organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, da qual participam hoje cerca de 160países – iniciou a elaboração um conjunto de normas sistêmicas para a qualidade. Essas normas são genéricas, não se prendem a um produto ou a um setor em particular, mas tratam da avaliação, sob a óticada gestão da qualidade, do processo produtivo como um todo, qualquer que seja ele. Essas normas foram denominadas série ISO 9000.
Estas normas estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dosprocessos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoriado sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos como: materiais, produtos, processos e serviços. Os principais objetivos das normas de sistema da qualidade são os sistemasorganizacionais e gerenciais, a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados. A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 queestabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas representa o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica,especialmente na ISO e IEC- International Electrotechnical Comission. A ISO concilia os interesses de produtores, consumidores, governo e comunidade científica, elaborando, publicando e difundindo normasinternacionais relativas a todos os domínios de atividades, exceto no campo das telecomunicações e elétrico-eletrônico, sendo este último responsabilidade da IEC.
A adoção das normas ISO é vantajosa paraas organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes – aumentando a sua competitividade nos mercados...
tracking img