Rafa adm tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

"O Papel da motivação no Ambiente Organizacional e suas Conseqüências na produtividade do colaborador."

Rafael Martins de Almeida

São Paulo
2010
Rafael Martins de Almeida

"O Papel da motivação no Ambiente Organizacional e suas Conseqüências na produtividade docolaborador."

Projeto de Pesquisa apresentado no Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na disciplina Pesquisa II, das atividades complementares.

São Paulo
2010

Sumário

1. O Problema 4
1.1. Introdução 4
1.2. Objetivos 51.3. Hipóteses 5
1.4. Relevância do Estudo 6
2. Metodologia 8
3. Motivação e o Colaborador 9
3.1. A Motivação no Contexto Organizacional 9
3.2. A Importância da Motivação para o Colaborador.......10
3.3. Fatores Motivacionais X Resultados..............................11
3. Resultados Obtidos 12
4. Bibliografia 14
5. Anexos 16Introdução

"MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: UM AUMENTO DA
PRODUTIVIDADE E DA AUTO-ESTIMA E MELHORA DOS
RELACIONAMENTOS."

Em um mundo cada vez mais globalizado, e com as relações, pessoais e interpessoais, cada dia mais dinâmicas, percebe-se a grande importância de uma organização ser competitiva no mercado. Para tal finalidade, as empresas não necessitam apenas de estratégias de marketing,tecnologias ou idéias inovadoras, precisam ainda de um fator que se mostra decisivo em qualquer setor: a Motivação.
Preocupadas com o nível de motivação de seus colaboradores, as empresas estão cada vez mais preocupadas com mecanismos que elevem ao máximo este fator. Sendo assim, parecem mais e mais preocupadas em investir nessa importante ferramenta que além de proporcionar realizaçãopessoal por parte dos colaboradores, acabam por beneficiar os próprios empresários.
Em um mundo organizacional que preza, principalmente, por resultados, a motivação é uma base essencial para atingir esses objetivos. Com isso, métodos como palestras, benefícios, oportunidades e etc. – que estimulam o fator motivação – são cada vez mais procurados pelas organizações, para que consigam extrair omáximo de cada trabalhador.
Podemos encontrar diversos mecanismos e maneiras diferentes que assumem o papel de estimular esse fator, mas como na “Teoria Situacional” dos conceitos Administrativos, tudo depende da situação; principalmente porque cada indivíduo é estimulado de uma forma distinta e em momentos distintos, com necessidades distintas e por possuírem valores distintos.Palavras - chave: Motivação, Colaboradores, Gestão de Pessoas, Resultados e Satisfação Profissional.

Objetivos

Com o objetivo de estudar as diferentes estratégias motivacionais e seus efeitos em cada indivíduo, e, portanto nos resultados da Organização, este trabalho procura mostrar e analisar os diferentes tipos e também os mais eficientes modos de gestão de pessoas. E assim, poderentender a relação, quase que vital, entre a Motivação e os Resultados, encontrar os principais prejuízos decorrentes da baixa motivação para os interesses da empresa e propor soluções para estes.
Além disso, é importante analisar as possíveis conseqüências decorrentes das ações motivacionais para o mercado e principalmente para a Administração do Brasil. Isto se justifica pelo impacto que podeser gerado pelas diferentes estratégias motivacionais das empresas
Já entre outros objetivos, podemos citar:
- Contextualizar o tema;
- Citar, analisar e concluir sobre as diferentes teorias motivacionais;
- Entender porque a motivação é essencial para o colaborador.

Hipóteses

Considerando a importância desse fator motivação nos dias atuais, tanto em...
tracking img