Radipologia odontologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A radiografia é uma imagem de um objeto, obtida com o emprego de raios X, cuja superfície de registro é um filme radiográfico. Parte da obtenção de uma radiografia intrabucal consiste na exposição do paciente a um feixe de radiação X (originário de um aparelho).
Ao passar pelo paciente, porções do feixe de radiação X são atenuadas em filme radiográfico formando uma imageminvisível, denominada de imagem letante. Após a exposição do paciente ao raios X, e conseqüente formação da imagem letante no filme radiográfico, para que a imagem radiográfica se torne visível e permanente, é necessário que a película radiográfica sofra um tratamento químico, denominado processamento radiográfico.
A imagem radiográfica nada mais é que a projeção de uma estruturaanatômica tridimensional numa superfície plana (filme radiográfico). Modernamente, o cirurgião-dentista dispõe de uma série de exames nos Serviços de Radiologia. Tais exames especiais fornecem subsídios em terceira dimensão que facilitam todos os procedimentos terapêuticos. Dentre eles, podemos citar os métodos de localização de corpos estranhos, dentes inclusos ou, simplesmente, de lesões que podemocorrer na maxila e/ou na mandíbula.
Pelo fato de esses exames darem a noção da terceira dimensão, os procedimentos cirúrgicos são mais precisos e genericamente menos agressivos. Outro tipo de exame bastante difundido nos dias atuais é a tomografia das articulações temporomandibulares.
A reabilitação oral sofreu nos últimos anos um processo revolucionário associado à descoberta e aodesenvolvimento dos chamados implantes osseintegrados. Somente com os métodos de localização para implantes, executados com tomografias especiais para visualizar os rebordos alveolares, é possível prever a quantidade de tecido ósseo remanescente, assim como visualizar a relação com reparos anatômicos considerados nobres.

1- HISTÓRIA DA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA


Edmund Kells, em seu trabalhopublicado no Dental Cosmos, em agosto de 1899, Kells já fazia referência ä importância de se tomar uma radiografia usando ângulos corretos e posicionadores padronizados para o filme radiográfico.
Edmund Kells é considerado o mártir da Radiologia Odontológica, pois em virtude de Ter realizado inúmeras pesquisas clínicas, com a aplicação dos Raios X, como consequência foi vítima dos efeitosbiológicos da radiações , sofreu inúmeras queimaduras e teve amputados várias falanges, dedos e a mão, fatos que o levaram ao suicídio. Os Raios X, até os idos de 1991, por desconhecimentos da sua natureza , eram chamados de raios de Röntgen, Não só como homenagem ao seu descobridor, mas também devido ao fato ä sua natureza.
Podemos conceituar a Radiologia como sendo a ciência que com autilização dos Raios X e dos filmes radiográficos , procura fornecer uma imagem “INTERNA” ou poderíamos chamar de “imagem historradiográfica”, pois fornece imagens dos constituintes e da estrutura de uma região anatômica, invisíveis ao olho nú.
No campo da Radiologia Odontológica no Brasil, temos a considerar como pioneiro na prática de ensino, o Professor Cyro Silva , que implantou aRadiologia no Curriculum acadêmico , como disciplina autônoma; nos idos de 1932, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo; Rio de Janeiro.
O professor Carlos Newlands, Catedrático de Clínica Odontológica, na Faculdade Nacional de Odontologia, da Universidade do Brasil, foi o primeiro autor de um livro de Radiologia dentária, destinado aos profissionais odontológicos. Aproveitando umadas propriedades dos Raios X, que é o seu poder de penetração, eles têm sido empregados em vários seguimentos do campo científico. Assim é que além de ser aliados em todas as especialidades odontológicas, e nas várias outras áreas do campo da saúde.


2- RADIOGRAFIA DENTAL DIGITAL




Os sistemas de radiografia dental digital trabalham sem filme, razão pela qual todos os problemas e...
tracking img