Radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiologia Brasileira
Print version ISSN 0100-3984
Radiol Bras vol.43 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2010
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842010000500012
ARTIGO DE REVISÃO
Peculiaridades da radioterapia em idosos*
Michael Jenwei ChenI; Wladimir NadalinII
IEspecialista em Radioterapia, Médico Radioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil
IIProfessor Doutor,Especialista em Radioterapia, Chefe do Serviço de Radioterapia do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/HC-FMUSP) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), São Paulo, SP, Brasil
Endereço para correspondência

RESUMO
É sabido que o envelhecimento da população do mundo durante o século XX e no início deste novo séculoconstitui um desafio de primeira ordem para as nações, especialmente no campo socioeconômico. Um aspecto importante do envelhecimento populacional global é que, para grupos de idade mais avançada, a prevalência das doenças degenerativas também é maior, incluindo as doenças malignas. No universo de pacientes portadores de câncer, por outro lado, metade destes receberá radioterapia em algum momento de suadoença e suas características individuais podem influenciar, de alguma forma, o prognóstico, a indicação e as doses diárias de prescrição dos tratamentos. Neste contexto, a assistência à saúde do idoso portador de câncer deve ser vista como um importante desafio, principalmente devido a dois fatores: uma maior procura de tratamentos, em termos quantitativos, e características fisiológicaspeculiares a esta população, que podem influenciar na tomada de decisões terapêuticas. Esta revisão propõe uma discussão sobre alguns aspectos relevantes tanto da fisiologia dos idosos, que pode influenciar o curso do tratamento irradiante, quanto de alguns avanços técnicos da radioterapia, que podem, por sua vez, beneficiar estes pacientes, oferecendo menor toxicidade e maior eficiência e rapidez, porexemplo.
Unitermos: Radioterapia; Idosos.

O DESAFIO DO TRATAMENTO IRRADIANTE EM PACIENTES IDOSOS
É de amplo conhecimento que o envelhecimento da população mundial no decorrer do século XX e no início deste novo século constitui um desafio de primeira grandeza às nações, especialmente do ponto de vista socioeconômico. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no ano de 2000 havia 600 milhõesde pessoas idosas (com 60 anos ou mais) no mundo e, para o ano de 2050, esta estimativa sobe para 2 bilhões. Neste caso, o Brasil também será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas(1) e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no país, que em 1910 era de apenas 33,4 anos, passou para 64,8 anos em 2000, com uma população deidosos já de 14,5 milhões(2).
Um aspecto importante do envelhecimento populacional global é que, nas faixas etárias maiores, a prevalência de doenças degenerativas também é mais alta, incluindo as neoplasias malignas, em razão do maior tempo de vida do indivíduo e o consequente maior tempo exposição a fatores de risco, por exemplo. No Brasil, para a população com mais de 65 anos de idade, dados doInstituto Nacional de Câncer apontam o câncer como a segunda causa de morte por doenças, com taxas de mortalidade específica por câncer de 856 por 100.000 homens e de 536 por 100.000 mulheres, no período entre 1995 e 1999(3).
No universo de pacientes portadores de câncer, cerca de metade deles fará radioterapia em algum momento do decorrer de sua doença(4) e, entre os pacientes tratadosrotineiramente pelo médico radio-oncologista, as características individuais de cada um podem, de alguma forma, influir no prognóstico, indicação e mesmo no modo de prescrição do tratamento irradiante diário. Estas questões ligadas às características individuais dos pacientes, inclusive socioeconômicas, fazem com que, muitas vezes, o paciente idoso não receba esta modalidade de tratamento, mesmo quando...
tracking img