Radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RM 29 - ITS

Radioterapia

Radioterapia é um tratamento no qual se utiliza radiação ionizante (processo de produção química com espécies eletricamente carregadas, através da perda ou ganho deelétrons, atuando sobre moléculas neutras ou átomos) para destruir, eliminar ou impedir que as células de um tumor aumentem seu tamanho. A radiação não é vista pelo paciente, não causa dor e pode serassociada com a quimioterapia ou cirurgia.

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia é feita de duas formas:
Externa: onde as radiações são emitidas através de aparelhos que ficam afastadosdo paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.
Interna: onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamadaRadioterapia de Contato ou Braquiterapia.
A Radioterapia pode ocorrer em diversas etapas do tratamento contra o câncer: antes, durante ou após a cirurgia ou a quimioterapia.
Devido ao quadro específico e aotipo de tumor de cada paciente, existem diversas formas de utilização da Radioterapia. Entre elas, podem ser destacadas:
Radical/Curativa: É conhecida por esses dois nomes e tem a finalidade decontrolar o tumor com doses radicais – tentar curar o paciente.
Remissiva: Usada para reduzir o tamanho das células cancerígenas.
Profilática: Utilizada de maneira preventiva, quando não há nenhum tipo devolume tumoral presente, mas detecta-se a existência de possíveis células neoplásicas dispersas.
Paliativa: Quando se busca a diminuição dos sintomas, tais como dor intensa, sangramento, compressãodos órgãos e da parte neurológica e óssea.
Ablativa: Quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão.

Como é feita a Radioterapia?

O número de aplicações necessárias podevariar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.
Para programar o tratamento, é utilizado um aparelho chamado simulador. Através de...
tracking img