Radiotelegrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiotelegrafia
* 1895 – Oliver Lodge demonstrou as ondas hertzianas para a Royal Institution.
* Em junho de 1896, Guglielmo Marconi chegou à Grã-Bretanha para demonstrar o que chamava de “desenvolvimento na transmissão de sinais e impulsos elétricos”.
* 1896 – Marconi chegou a Londres e trouxe consigo vários aparelhos sem fio.
* 1897 – A Wireless Teleraph and Signal Company foifundada por Marconi, que se concentrou principalmente em planejar e vender equipamentos sem fio a clientes comerciais de grande escala e ao governo.
* 1899 – Marconi aceitou o cargo (financiado pelo proprietário do New York Herald) de cobrir as corridas de barco da Copa Americana.
* A transmissão sem fio foi pensada simplesmente como um substituto para a telegrafia por fios, mas o rádiose tornou prático nos oceanos ou em grandes continentes com baixa densidade demográfica.
* Marconi não via o rádio como um meio de grande difusão.
* O rádio entrou nas casas primeiro nos Estados Unidos, depois na Grã-Bretanha e na Holanda.
* A empresa Anglo-American Telegraph Company tinha o monopólio de telegrafia na Terra Nova e expulsou a equipe de Marconi da ilha (que na época eraindependente do Canadá).
* 1904 – A rádio transmissão chegou às manchetes quando foi usada para relatar a prisão do Dr. Crippen, um assassino que fugia da Inglaterra para o Canadá.
* Em 1912 estimava-se haver 122 clubes de transmissão sem fio na América. Nessa época, foi a estação de Marconi em Long Island que captou as mensagens de SOS do Titanic.
* 1919 – A Radio Corporation ofAmerica (RCA) foi fundada. Ela assumiu todas as patentes de Marconi. A RCA era uma empresa sancionada pelo governo que estabeleceu ligações íntimas com a AT&T.
* Em todos os países, a maioria dos radioamadores usava aparelhos a cristal de baixo custo feitos por eles mesmos.
* 1920 – A Companhia Marconi tinha uma licença geral para “fazer experiências com a telefonia”; mas teve forteoposição da Comissão da Telegrafia sem Fio após começar a transmitir os concertos de Marconi de Chelmsford. A Comissão argumentava que essas transmissões estavam tornando a técnica em “brinquedo para divertir crianças”.
* Lee de Forest, em 1906, abriu um importante caminho para a transmissão de som. Sua descoberta foi patenteada pela empresa Companhia Marconi na Grã-Bretanha e por HJ. Round.
* 1943– A Suprema Corte dos EUA decidiu que Forest tinha direito exclusivo sobre seu triodo, que permitiu que sinais fracos de rádio fossem ampliados e possibilitou que se cobrissem longas distâncias. Forest se chamava “o pai do rádio”.
* David Sarnoff desejava tornar o rádio um utilitário doméstico. Ele sugeriu que cada novo assinante do serviço recebesse cópias do jornal interno da CompanhiaMarconi, o Wireless Age.
* O responsável britânico pela previsão de tempo incorporou a publicidade a seus prognósticos.
* A BBC teve seu faturamento inicial proveniente dos direitos de venda de aparelhos sem fio e taxas de licenças, e não de publicidade.
* Em 1922, uma enorme demanda por aparelhos de rádio pegou os Estados Unidos de surpresa. Surgiu um grande número de estações de todosos tipos.
* Em maio de 1922 o Departamento de Comércio já havia concedido mais de 300 licenças para radiotransmissão.
* No final de 1922 o número de licenças havia alcançado a marca de 572.
* 1925 – Havia 5,5 milhões de aparelhos em uso nos EUA.
* Sarnoff lança a NBC (National Broadcasting Company) como um serviço público.
* 1927 – William Paley cria a CBS (Columbia BroadcastingSystem), e mais para frente se tornaria o principal rival de Sarnoff.
* A publicidade tornou-se a dinâmica financeira. Criticada por diversos setores da imprensa.
* 20 de julho de 1937 – Marconi morreu. No dia seguinte quase todas as estações transmissoras do mundo permaneceram em silêncio durante um ou dois minutos. Foi um momento único na história.
Cinema e televisão
* Nos...
tracking img