Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa esclarecer a respeito da radioatividade, as inovações de radioproteção e dos acidentes radiológicos. Neste trabalho será explicado sobre a radioatividade dês do momento de sua descoberta, as inovações da radioproteção e todo o sistema de treinamento e alguns relatos de acidentes com radioatividade. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longodeste trabalho.

Radioatividade
Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios betas, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se trata de ondas eletromagnéticas.
Em 1895 Wilhelm Roentgen fez a primeira descoberta de uma radiação que ele chamou deraios-X. Logo após, em 1986, Henri Becquerel faria, no mesmo campo, outra grande descoberta. Tendo deixado, por acaso, junto a um minério de urânio algumas chapas fotográficas, constatou, ao evela-las, que as chapas estavam obscurecidas como se algo as tivesse afetado. Verificou então que a causa dessa alteração eram as radiações emitidas pelo composto de urânio contido no minério. Vários outroscientistas passaram a investigar esse tipo de fenômeno e em breve estaria explicado algo que iria revolucionar a ciência e a vida moderna: a radioatividade. Até essa época, pensava-se que os átomos fossem indivisíveis, e que as chamadas substâncias simples não sofressem transformações. Com a descoberta da radioatividade, no entanto, constatou-se que os átomos de certos elementos, como o urânio e orádio, estão continuamente se desintegrando. Nessa transformação, eles emitem três tipos de radiação. Dois desses tipos são as partículas alfa e beta. A partícula alfa consiste em um grupo de dois prótons e dois nêutrons, e o seu poder de penetração é bem baixo, não atravessando sequer uma folha de papel. A partícula beta é idêntica a um elétron. Dotada de alta velocidade, tem maior penetração quepartícula alfa, sendo, entretanto, barrada por uma chapa de aço. Tanto a partícula alfa como a partícula beta provém do núcleo do átomo. Uma terceira espécie de radiação, chamada raios gama, não consiste em partículas; são na verdade, ondas eletromagnéticas muito mais penetrantes que as radiações alfa e beta. Assemelham-se bastante aos penetrantes raios X. Os núcleos dos átomos radioativosdesintegram-se quando emitem essas radiações; assim, os átomos desses elementos transformam-se em átomos de outros elementos. Tal transformação é chamada decaimento. Átomos de urânio, por exemplo, decaem eventualmente para átomos de chumbo. O tempo necessário para que a metade dos átomos de uma mostra decaia é constante para cada elemento. Chama-se esse período demeia vida. O período de meia vida em algunselementos leva uma fração de segundo, muitos milhões de anos, em outros.
Existem certos elementos que apresentam átomos com propriedades químicas análogas, mas com peso diverso. Esses elementos são chamados isótopos e alguns apresentam a propriedade da radiação. Alguns isótopos radioativos emitem somente partículas alfa, outros emitem somente partículas betas. Ainda há os que emitem ambas.Lesões causadas pela radiação
Os primeiros efeitos de doses elevadas tornam-se óbvios em questão de minutos ou nos dias posteriores à exposição. Outros efeitos só são evidentes semanas, meses e até anos depois. As mutações do material genético celular dos órgãos sexuais só se podem tornar evidentes se a pessoa exposta à radiação tiver filhos. Essas crianças podem nascer com defeitos genéticos. Osefeitos devastadores da radiação. O que acontece quando há liberação de material radioativo no meio ambiente? Quando uma pessoa é afetada por uma alta dose de radiação, os primeiros sintomas são náusea, fadiga, vômitos e diarreia, seguidos por hemorragia, inflamação da boca, da garganta o contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores,...
tracking img