Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia para Radiologia Odontológica Seios paranasais Os seios frontais estão localizados no osso frontal, atrás dos arcos superciliares, raramente são simétricos; começam a se desenvolver após os dois anos e passam a ser visibilizados em radiografias a partir dos 7 anos de idade. Cessam seu crescimento aos 20 anos, permanecendo inalterados durante toda a vida adulta. No entanto existem fatoresque podem modificar sua morfologia, por exemplo, aumento da ventilação durante os exercicios fisicos em atletas, devido ao aumento da pressão interna das cavidades, promovendo uma hiperpneumatização dos seios. Outra forma de alterar a forma desses seios seriam infecções graves, tumores, fraturas etc. A formação dos seios frontais esta intimamente ligada a formação do osso frontal..

Técnicasradiográficas para visualização de seios paranasais precisam ser conhecidas pelo técnico em radiologia que também vai atuar na área de radiologia odontológica, pois doenças em seios paranasais podem estar relacionadas a alterações odontológicas.

Seio Esfenoidal O seio esfenoidal está contido dentro do corpo do esfenóide, variam em forma e tamanho, São rudimentares ao nascimento e aparecem comopequenas evaginações das cavidades nasais. A partir dos dois anos de vida são bem visíveis, ampliam-se para trás e alcançam seu tamanho definitivo na adolescência e podem aumentar na velhice.

Seio Maxilar Os seios maxilares são os maiores dos seios paranasais, são cavidades ou compartimentos ósseos localizados dentro da maxila, acima dos dentes pré-molares e molares superiores. sendo normalmentesegmentados por septos ósseos. Apresentam-se como cavidades preenchidas por ar, que se comunicam com a cavidade nasal meato nasal médio. Podem se estender mais anteriormente até a região dos dentes caninos, porém não frequentemente. Com o crescimento, o seio maxilar se expande e ocupa larga extensão da maxila. Pode ser comparado com uma pirâmide triangular cuja base está orientada para a paredelateral da fossa nasal. Das 3 faces laterais, a superior está voltada para a órbita; posterior para a tuberosidade da maxila. A importância prática dessa estrutura é que: a propagação dos processos inflamatórios dos dentes para o interior do seio maxilar e viceversa é bastante comum e frequente devido à sua proximidade e relação entre elas. Quando da necessidade de extração dentária ou implantesdentários pode provocar a comunicação buco-sinusal, rompimento da lâmina dura que delimita o seio maxilar, introdução de dentes ou resíduos deles ou até mesmo de implantes no interior do seio maxilar. O técnico em radiologia deve estar apto a realizar os exames radiográficos para fins odontológicos de maneira que possibilite a delimitação dessa estrutura, possibilitando um planejamento adequado dotratamento a ser realizado. Nas radiografias, o seio maxilar aparece como uma área radiolúcida localizada acima dos pré-molares e molares superiores. O assoalho do seio maxilar é composto como uma cortical óssea densa e aparece como uma

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/seios/anatomia.htm

i nstitutodeimplantologia.com De todos os seios paranasais, os maxilares são os de maiorrelevância para a radiologia odontológica pois são consideradas estruturas anatômicas nobres para a Odontologia devido a sua importância anatômica e fisiológica. Devem ser respeitadas e preservadas durante tratamentos odontológicos. Além dos seios maxilares são consideradas estruturas anatômicas nobres os canais mandibulares.

CANAL MANDIBULAR O canal mandibular localiza-se no interior do corpoda mandíbula, se origina no forame mandibular e termina no forame mentual. No canal mandibular passa o nervo, artéria e veia alveolares inferiores. O nervo alveolar inferior, inerva os dentes inferiores, gengiva, tecido ósseo próximo aos dentes e lábio inferior. Se os limites anatômicos do canal mandibular não forem respeitados em procedimentos odontológicos pode haver rompimento dos vasos...
tracking img