Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Bactérias multi-resistentes podem ser genericamente definidas como aquelas que não são susceptíveis aos antibióticos de primeira escolha. Os exemplos mais comuns no ambiente hospitalar sãoos Staphylococcus aureusresistentes à oxacilina e os Gram-negativos (como Acinetobacter baumanii, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter cloacae) resistentes aos aminoglicosídeos. Existe grande variação nopadrão de susceptibilidade destes agentes e esta resistência pode se estender a múltiplos antibióticos. 
O desenvolvimento de cepas resistentes a antibióticos se dá por mutação genética natural ouinduzida e as cepas mutantes criam diversos mecanismos de inibição da atividade dos antimicrobianos. Existe o potencial de transferência de genes de resistência de uma cepa para outra através dodeslocamento de fragmentos de DNA. Segmentos instáveis de DNA cromossômico (trânsposons) podem ser transferidos, bem como, fragmentos de DNA extra-cromossômicos (plasmídeos) levando genes de resistência de umacepa à outra. Pode ocorrer também a transferência de fragmentos de DNA veiculados de bacteriófagos (vírus que infectam bactérias). Este tipo de transferência pode ocorrer inclusive entre bactérias degêneros diferentes.
O uso de antibióticos induz à uma pressão seletiva sobre as cepas bacterianas, favorecendo a preservação das cepas que sofreram mutação genética para a resistência em relação àscepas sensíveis. A disseminação destes agentes ocorre, particularmente quando as medidas básicas no controle das infecções hospitalares não são respeitadas.
Os reservatórios destes agentes no ambientehospitalar são principalmente os pacientes infectados e/ou colonizados. Entretanto, pode ocorrer o reservatório ambiental através de artigos ou equipamentos contaminados por estes agentes. A equipede saúde pode atuar como reservatório através das mãos contaminadas. Normalmente a colonização da equipe de saúde tem caráter transitório.
 
De maneira mais comum, a transmissão de bactérias...
tracking img