Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO DE PHR

01 – CONCEITUE RADIAÇÃO
- São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contem energia, carga elétrica e magnética.
- Pode ser definida assim também: Radiação significa a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade.

02 – CITE OS EPIS DE RADIOPROTEÇÃO:
- Avental dechumbo; óculos plumbífero; protetor de tireoide; luvas plumbífera; protetor de gônodas, dosímetros termoiluminescente.
03 - CITE A DOSE ANUAL PARA O TRABALHADOR COM RAIOS X:
- Corpo todo 50 MSV/ ano
- Pele 500 MSV/ ano
- Cristalino 150 MSV/ ano
- Extremidades 500MSV/ano
04 – CITE OS TRABALHADORES EXPOSTOS AS RADIAÇÕES:
- Técnico em Radiologia; Técnologo e Médico Radiologista.05 – CITE A IDADE MINIMA PARA TRABALHAR COM RAIOS X:
- 18 anos.
06 – CITE OS NOMES DOS DOSÍMETROS QUE VOCÊ CONHECE:
- Dosímetro termoiluminescente.
- Canetas Dosímetros.
07 – CITE AS FINALIDADES DOS CONES, CILINDROS E DIAFRAGMA.
- Controlar a geometria do feixe de raios X.
08 – CONCEITUE TIPOS DE BLINDAGEM:
Para fins de estimativa de quantidades pode-se tomar como regra de mão:
a)Clínicas odontológicas com aparelho periapical costumam ter como blindagem 1,0 cm de argamassa baritada aplicada em toda parede até a altura de 220 cm do piso acabado.
b) Clínicas com aparelho panorâmico devem aplicar 2,0 cm na direção do feixe e 1,5 cm de espessura de argamassa baritada na direção do feixe espalhado. (Normalmente local do comando do equipamento)
OBS: Devido ao deslocamento do tubo(feixe primário) por um ângulo de 120° a 180° durante a radiografia, considera-se um semi-círculo representando o feixe primário. Recomenda-se o uso de cabines fechadas para maior proteção do operador neste tipo de equipamento. A porta deve receber uma proteção de 1,5 mm de chumbo, em especial no caso de ser utilizada também como biombo protetor. Este é o caso em que coloca-se (instala-se) um visorna porta e o comando fica do lado de fora, junto com o acesso da sala. Relembrar que o tratamento da legislação (RDC 50/02) exige as mesmas considerações de distância do aparelho às paredes que as aplicadas nos raios-x médicos em geral.
c) Salas de raios-x de pequeno porte podem considerar para efeito de quantificação de material apenas, o revestimento de 2,0 cm de argamassa baritada para aparede do Bucky e 1,5 cm nas demais, sempre com a altura mínima de 220 cm do piso acabado.

09 – CITE OS EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO:
- Destruição celular da pele, lesões no sistema vascular, alteração genética, diminuição dos glóbulos vermelhos e brancos, ulceração do Trato Gástrico Intestinal, esterilidade permanente ou temporária.
10 – Conceitue efeitos estocásticos:
-São efeitos em que aprobabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos.
11 – Conceitue efeitos determiniscos:
- São efeitos causados por irradiação total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular nãocompensado pela reposição ou reparo, com prejuízos detectáveis no funcionamento do tecido ou órgão.

12 – Conceitue efeitos somáticos:
Os efeitos somáticos surgem de danos nas células do corpo, e apresentam-se apenas em pessoas que sofreram a irradiação, não interferindo nas gerações posteriores.

13 – Conceitue efeito genético: Os efeitos hereditários ou genéticos surgem somente no descendente dapessoa irradiada, como resultado de danos por radiações em células dos órgãos reprodutores, as gônadas.
14 – CITE AS DOENÇAS CAUSADAS PELAS RADIAÇÕES:
- Queimaduras, distúrbios gastro intestinais; síndrome cerebral, doenças do sangue(leucemia) e infertilidade.
15 – Conceitue Radicais Livres:
- Radicais livres são espécies que apresentam eletrons desemparelhados. Os radicais livres possuem...
tracking img