Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Discussão
O nariz é um dos componentes das vias respiratórias. Na verdade,  é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Por isso, ao entrar em contato com alguma substância tóxica,desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os pulmões. O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Essa reação é normal e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam tais sintomas. Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstruçãonasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menosrecorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido.
Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamentepor uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais.
Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de interseçãoentre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. Portanto a associação em muitos casos é real. A tomografia computadorizada está indicada nas sinusites crônicas ou recorrentes, nas complicações de sinusites agudas ou quando de indicação cirúrgica, devendo ser realizada de preferência após tratamento.
O uso de nebulizadores ajuda,pois possuem água que lubrifica o muco e aromatizantes que também ajudam a descongestionar.
Evitar lugares abafados, poeirentos ou com grandes variações térmicas também ajuda a aliviar os sintomas. Mas sem neurose do “ventinho”. Uma grande variação de temperatura irá fazer mal, mas ar fresco não.
Para o diagnóstico da sinusite, que é uma das doenças mais freqüentes em crianças, a tomografiacomputadorizada é considerada o padrão-ouro dos métodos de imagem. No entanto, para a investigação inicial de pacientes com suspeita de sinusite aguda, a radiografia convencional ocupa lugar de destaque. As incidências mais utilizadas em exames de seios da face são o Fronto-naso (Caldwell) e o Mento-naso (Waters). Durante a realização dos procedimentos radiográficos é necessário uso de protetoresplumbíferos para o paciente, uso de grades antiespalhamento, cilindro de colimação e de filtração adicional no tubo.
A não adoção de cilindros em exames radiográficos de seios da face pode expor, desnecessariamente, a região da tireóide (que é um órgão de alta radiossensibilidade) e do esôfago, além de aumentar a dose nos demais órgãos como o cristalino, o cérebro e a medula. Por isso, érecomendada a utilização de um colimador cilíndrico acoplado ao colimador do aparelho de raios-x, para a realização de exames de seios da face.

Tumores Malignos

Existe uma grande variedade de TNM, que se diferenciam segundo o seu tecido de origem e, sobretudo, segundo a sua natureza benigna ou maligna.
“O Sistema TNM para a classificação dos tumores malignos foi
desenvolvido por Pierre Denoix...
tracking img