Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DESCOBERTA E EVOLUÇAO DOS RAIOS X

Na noite de 9 de Novembro de 1895 – Wilhelm Konrad Von Roentgendescobre casualmente os raios x. Através da fluorescência de uma folha de papel de platino cianeto de Bário durante as experiências no tubo de raioscatódicos (ampola de Hittorf-Crookes).Quinze dias após, Roentgen faz a sua primeira radiografia a uma mão.Em 28 de Dezembro de 1895 Roentgen faz aapresentação da descoberta nasociedade de física médica de Wurtzbourg, onde Kolliker como presidenteda sessão propõe e é aclamado de que os raios passem a ser conhecidos por raios Roentgen.Em 2 de Fevereiro de 1896 o Dr. Henrique Teixeira Bastos, catedrático da Física da faculdade de filosofia de Coimbra, obteve as primeirasradiografias em Portugal a um dedo e uma chave.Em 1896 começam os raios x aser utilizados na medicina, sendo emPortugal ministerialmente autorizados para serviço hospitalar em 4 deDezembro de 1897 e entrando em actividade em 2 de Outubro de 1898.Em 1896 é descoberta a radioactividade no Urânio pelo físico francêsHenry Becquerel.Em 1898 o físico Pierre Curie e sua mulher Marie Curie juntamente com ofísico G. Bémont descobrem que o Rádio (Ra) é dotado de intensaradioactividade (o Rádio encontra-se na pechblenda que é um oxido natural de Urânio).Só em 1900, Kienbock demonstrou serem os raios x causadores de lesõesda pele (radiodermite).Só em 1912 é descoberta a natureza dos raios x. Radiações de natureza electromagnética semelhante à luz visível, cujas propriedades são de:

- Propagação em linha reta
- Acção sobre emulsão fotográfica
- Produção defluorescência e fosforescência
- Absorção pela matéria
-Produzir danos nas células vivas e modificações genéticas
- Ionizar os gases
- Natureza ondulatória com vários comprimentos de onda
- Dispersão de “reflexão”, difracção, refracção e polarização
- Indiferença aos campos eléctricos e magnéticos
- Velocidade de propagação igual (300 000 km/s)
- Não ser visível

Em 1914 apareceram as ampolas decolige que permitem a variação da qualidade e da quantidade de radiação.Em 1920 inicia-se na Europa o emprego dos raios x na inspecção demetais.Em 1922 nos Estados Unidos o Dr. Hester foi o pioneiro da utilização dosraios x na indústria com utilização de um equipamento industrial.Em 1928 (cinco anos após a morte de Roentgen aos 78 anos), no 2ºcongresso internacional de radiologia (em Estocolmo), écriada a unidadeinternacional de medição de radiação x, o Roentgen (R).A partir de 1930 a radiação gama, com o Random, foi aceite como técnica radiográfica industrial.Em 1934 Mme Curie e o marido Frederic Joliot descobrem a radioactividade artificial obtendo elementos radioactivos artificiais, mas sóa partir de 1948 através dos primeiros reactores nucleares é que se começaram a produzir isótopos apreços acessíveis destinados à radiografiaindustrial.








A radiografia é um método usado para inspeção não destrutiva que baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada.
Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo
diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição domaterial, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante. Essa absorção diferenciada da radiação poderá ser detectada através de um filme, ou através de um tubo de imagem ou mesmo medida por detetores eletrônicos de radiação. Essa variação na quantidade de radiação absorvida, detectada através de um meio, irá nos indicar, entre outras coisas, a existência deuma falha interna ou defeito no material.

A radiografia industrial é então usada para detectar variação de uma região de um
determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade
comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método
capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a
capacidade do processo de...
tracking img