Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE HISTÓRICO DOS RAIOS X
Em 1895 Wilhelm Roentgen procurava detectar a radiação eletromagnética de alta freqüência prevista por Helmoltz. Ele dispunha de um tubo de raios catódicos com excelentevácuo e usava como fonte de alta tensão elétrica, uma bobina de indução parecida com essas que alimentam as velas de um carro, só que maior.
Tinha, também, por perto, uma placa fluorescente de cianetode platina e bário. Esse material floresce, isto é, fica discretamente luminoso, quando recebe radiação visível ou não. É como aqueles sinais de estrada que brilham no escuro. Uma placa desse tipofloresce quando atingida pelos raios catódicos e era por isso que fazia parte do equipamento de Roentgen. Para facilitar a observação da fraca luminosidade da placa fluorescente, Roentgen fechou ascortinas do laboratório e cobriu o tubo de raios catódicos com uma caixa de papelão.
No escuro, Roentgen ligou o tubo de raios catódicos à eletricidade. E aí notou, no fundo da sala, um pequeno brilho,quase imperceptível. Nisso, talvez, foi ajudado pelo fato de ser daltônico. Dizem que daltônicos conseguem ver melhor no escuro que gente de visão normal. Mas, que brilho era esse? Desligou aeletricidade do tubo e o brilho sumiu. Ligou de novo, e lá estava a luzinha novamente. Abrindo as cortinas da janela ele verificou que o brilho vinha de sua placa fluorescente, lá no canto da sala. Repetiu oteste, colocando a placa mais perto do tubo que ainda estava coberto pela caixa de papelão. E viu a placa fluorescer com maior intensidade! Afastando a placa do tubo o brilho diminuía.
A partir daí,foi uma festa de novas observações. Roentgen tinha certeza que estava detectando um tipo de radiação diferente. Não eram, certamente, os próprios raios catódicos saindo do tubo pois já era sabido detodos os pesquisadores que esses raios catódicos só se propagavam no vácuo. No ar, eles eram rapidamente absorvidos e não alcançavam mais que poucos centímetros. Colocando placas de madeira ou metal...
tracking img