Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esteoblasto

São células típicas do tecido conjuntivo, oriundo de uma célula primitiva.O osteoblasto tem função básica de síntese(formação) de tecido ósseo.
Também atuam na proteção deestruturas vitais, formação de tecido sanguíneo e armazenamento e regulação de sais minerais.
O osteoblasto apresenta um aspecto cúbico, estando especializado em processos de síntese proteica, demodo a assegurar a sua principal função: a porção da porção orgânica da matriz óssea, formada essencialmente por colágeno tipo I, mas também a glicoproteina e proteoclicano.
[pic]


OsteoclastoOs osteoclasto são células que participam dos processos de absorção e remodelação dos tecidos ósseos, são células gigantes e multinucleadas, extensamente ramificada derivadas de monócitos queatravessam os capilares sanguíneos.
Frequentemente nas áreas de reabsorção de tecido ósseos encontram-se porções dilatadas dos osteoclastos, colocada em depressões da matriz escavada pela açãoenzimática que são conhecidas como lacunas de Howship.
Os osteoclastos secretam acido (H+), colagenase e outras enzimas que atacam a matriz e liberam Ca++, os osteoblastos também atuam naeliminação dos restos de tecidos ósseos.
[pic]


Osteocitos

Os osteocitos são as células mais abundantes do tecido ósseo, sendo células derivadas do osteoblasto que, uma vez terminado o seu trabalhode síntese, se recobrem de um conteúdo mineral e se situam em cavidades.
Apresentam prolongamento citoplasmático, fazendo uma verdadeira rede de comunicação com outros osteocitos através decanalículos. São estas células responsáveis manutenção do tecido ósseo vivo, uma vez que detectam as alterações físicas-quimicas deste tecido recrutando, a seguir, osteoclasto e osteoblasto para asfunções de síntese e reabsorção.
[pic]






O osteoclasto, osteocito e o osteoblasto, são células que trabalham na formação e manutenção do tecido ósseo por esse motivo acredito que...
tracking img