Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angio-TC Coronária
Trata-se dum exame muito recente e sofisticado do seu coração, usando a última tecnologia de TC Multicortes (Angio-TC de 64 cortes). Esta máquina possui um tubo de raio Xespecial e uma velocidade de rotação capaz de executar 3 rotações por segundo. Em cada rotação, são produzidos 64 cortes, dos quais resultam cerca de 194 cortes por segundo. Com esta velocidade é possível“congelar” o movimento do coração a bater e assim obter imagens detalhadas das artérias coronárias e estruturas cardíacas.
Os pacientes que realizem uma Angio-TC Coronária recebem um contraste iodadopor injecção endovenosa através de uma veia no braço, para assegurar a obtenção das melhores imagens possíveis. Por vezes, é também necessário administrar um medicamento para diminuir a frequênciacardíaca.
Quais as diferenças entre a Angio-TC e os outros exames?
A doença coronária é a causa mais frequente de morte nos países ocidentais.
As artérias coronárias são os condutos através dos quaiso sangue, oxigénio e nutrientes são levados ao coração. Quando as artérias coronárias ficam obstruídas, tal é conhecido como doença coronária. Esta é o resultado do depósito gradual de gorduras nassuas artérias. À medida que os depósitos progressivamente obstruem as artérias coronárias, o seu coração recebe menos sangue. Eventualmente, o fluxo sanguíneo diminuído nas suas coronárias podecausar dor no peito (angina), falta de ar, fadiga e outros sintomas. A obstrução completa pode levar a um ataque cardíaco (enfarte do miocárdio).
A doença coronária geralmente desenvolve-se lentamente,muitas vezes sem sintomas, até produzir um ataque cardíaco ou morte súbita. Geralmente, os testes não invasivos usados para rastreio da doença coronária (prova de esforço, ecocardiografia desobrecarga, cintigrafia miocárdica) só são capazes de detectar bloqueios maiores do que 50% nas artérias coronárias. Em obstruções menores que 50%, o coração é capaz de ajustar o fluxo sanguíneo coronário...
tracking img