Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, se ocupava com a observação da condução de eletricidade através de um tubo de Crookes, foi quando resolveu colocar sua mão na frente do tubo, vendo seus ossos projetados na tela, assim pela primeira vez observou-se o acontecimento do raio x.
O Sistema Único de Saúde foi criado pela ConstituiçãoFederal de 1988, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo, e todas as pessoas, independente de raça, crenças, cor, situação de emprego, classe social, local de moradia, a ele têm direito, todos os cidadãos tem direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Saúde.
Osteossíntese é a utilização de implantes para fixação dos ossos na posição requerida, deforma a promover a sua consolidação de forma satisfatória. São utilizados fixadores internos no tratamento de fraturas, pois impedem que o osso partido se movimente. Estes materiais são utilizados para cobrir, fixar os membros fraturados e assim conseguir a imobilização deste membro. Um osso partido, imobilizando algumas semanas, consegue consolidar, isto é, voltar a unir novamente, enfimcurar-se.
A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa, onde infecção que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial e cirúrgico.






Problema



Quantificar o número de cirurgias de osteossíntese que infectaram durante o período pesquisado.
Objetivo Geral



Mapear a incidência de infecção hospitalar em cirurgias deossos longos dos membros inferiores.






Objetivo Específico



Fornecer análise quantitativa das infecções ocorridas após as cirurgias de osteossíntese, no setor de traumatologia no Hospital Cristo Redentor.
Mensurar o número de cirurgias de ossos longos nos membros inferiores no ano de 2009 que infectaram.
Avaliar a importância da técnica asséptica no blococirúrgico.






Justificativa




Esta pesquisa tem por objetivo mapear a incidência de cirurgias de osteossíntese ocorridas no Hospital Cristo Redentor no ano de 2009, a fim de identificar a quantidade de cirurgias que infectaram neste periodo. Analisando os profissionais que interagem nos procedimentos cirúrgicos, que através destes pode ter sido a origem desta infecção.Metodología










Foi realizada uma pesquisa no Hospital Cristo Redentor no ano de 2009, e retirado os dados do controle de cirurgias de osteossíntese da própria entidade.




































1 DESCOBERTA DA RADIAÇÃO



No fim da tarde de 8 de novembro de 1895, quando todos haviam encerrado ajornada de trabalho, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, continuava no seu pequeno laboratório.
Nas proximidades do tubo de vácuo havia uma tela coberta com platino-cianeto de bário, sobre a qual se projetava uma inesperada luminosidade, resultante da fluorescência do material. Roentgen girou a tela, de modo que a face sem o material fluorescente ficasse de frente para o tubo de Crookes,ainda assim ele observou a fluorescência. Foi então que resolveu colocar sua mão na frente do tubo, vendo seus ossos projetados na tela. Roentgen observava, pela primeira vez, aquilo que passou a ser denominados raios-x.
A história registra é que esta fantástica descoberta teve estrondosa repercussão, não apenas na comunidade científica, como também nos meios de comunicação de massa. Porexemplo, em 1896, menos de um ano após a descoberta, aproximadamente 49 livros e panfletos e 1.000 artigos já haviam sido publicados sobre o assunto.
Além da inegável importância na medicina, na tecnologia e na pesquisa científica atual, a descoberta dos raios-x tem uma história repleta de fatos curiosos e interessantes, e que demonstram a enorme perspicácia de Roentgen.
Foto recente...
tracking img