Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioisótopos são substâncias que emitem radiação, utilizados no seu estado livre (não marcado) para a obtenção de imagens. Eles são formados por Isótopos, que são átomos com o mesmo número atômico e diferente número de massa. Os mais usados são: Tc99m (Tecnécio) utilizado para estudos da tireóide e de mucosa gástrica ectópica (divertículo de Meckel) e o I¹³¹ (Iodo) utilizado para estudos datireóide e pesquisas de metástases de tumores tireoideanos. Os outros radioisótopos mais utilizados em Medicina Nuclear são: Tl201 (Tálio), Ga67 (Gálio), Sm153 (Samário) entre outros.
Existem dois tipos de Isótopos: os radioativos e não-radioativos.
Compreender a origem, a presença e a diferença de isótopos em nosso meio ambiente nos dá condições de conhecer os limites naturais de segurançaradiológica. Podemos então projetar a obtenção, o uso, ou seja, usar estes isótopos de modo seguro.

Veja os exemplos:

Carbono: 

12C6                  14C6

Os isótopos do elemento Carbono possuem o mesmo número atômico, mas diferentes massas. O Carbono 14 é um radioisótopo artificial, embora também exista na atmosfera, já o Carbono 12 é o mais comum na natureza.

O Carbono 14 é denominado decontador radioativo do tempo, este processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e fósseis.

Hidrogênio:

1H1                      2H1                          3H1

O Hidrogênio com massa 1 é o mais abundante na natureza e não é radioativo. O Hidrogênio com número de massa 2 é radioativo e dá origem às bombas de hidrogênio, já o Hidrogênio com massa 3, ocorre em quantidadesmenores e é também radioativo.

Urânio:

238U92                 235U92

O Urânio 235 é radioativo e é usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.

Cobalto:

59Co27                 60Co27

O Cobalto com número de massa 59 é o isótopo natural, já o Cobalto 60 é fabricado de modo artificial pelo bombardeamento do isótopo 59 com nêutrons, é aplicado no tratamento de tumores.Os isótopos estão sendo cada vez mais utilizados, e de formas variadas: na agricultura, na engenharia, na medicina, etc. Os radioisótopos (isótopos radioativos) apresentam um alto grau de periculosidade e por isso são manipulados com o auxílio de robôs.
A Medicina Nuclear é uma das mais modernas técnicas de investigação e vem se impondo gradativamente como excelente método de diagnóstico pôrimagem. Utilizando-se de pequenas quantidades de substâncias radioativas e equipamento especial (câmera de cintilação ou Gama-Câmera), são obtidas várias imagens dos órgãos a serem estudados sem a utilização de grandes quantidades de radiação. A cintilografia permite o estudo da fisiologia dos órgãos e constitui método não invasivo de diagnóstico.

A Gama-Câmera é um equipamento dotado de umcristal de Iodeto de Sódio e Tálio, que interage com a radiação emitida pelo paciente, produzido um efeito fotoelétrico, que é amplificado por válvulas fotomultiplicadoras, transformado em pulsos elétricos que são processados por sistemas especiais de computador e convertidos em imagens, que então, são avaliadas pelo médico.

A Medicina Nuclear não utiliza contrastes para a obtenção de imagens esim de substâncias radioativas marcadas com radiofármacos. Estes traçadores podem ser injetados ou ingeridos, dependendo do tipo do estudo a ser realizado.

PRECAUÇÕES OPERACIONAIS: para a utilização de substâncias radioativas para fins diagnósticos (in vivo) há a necessidade de técnicos responsáveis (físico e médico nuclear) autorizados pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Alémdisso é necessário a aprovação de um plano de proteção radiológica aprovado pelos órgãos competentes, onde consta as medidas para se evitar exposições radioativas desnecessárias e ainda o gerenciamento dos resíduos radioativos.
Os resíduos radioativos são acondicionados e mantidos em quarentena por durante 10 vezes o tempo do seu decaimento radioativo, quando então são desprezados em lixo comum....
tracking img