Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física Radiológica

A física radiológica é uma especialização da física que trata dos fenômenos, comportamento e aplicações da radiação ionizante. Entre outras aplicações pode-se citar na indústria, higiene ambiental e segurança e medicina.
Aplicações na indústria:
radiografia industrial;
produção de isótopos;
Aplicações em higiene ambiental e segurança:
estudos ambientais
pára-raios;esterilização de materiais e alimentos;
Proteção radiológica a trabalhadores;
Aplicações na medicina:
Radiologia;
Medicina Nuclear;
Radioterapia.
Diz-se que radiação ionizante é qualquer tipo de radiação capaz de desestabilizar um átomo. Para tal esta radiação tem que ter energia suficiente para, pelo menos, retirar um elétron de um átomo. Existem várias formas de radiação ionizante:radiação de origem nuclear, radiação X e feixes de partículas.
Estas radiações podem ser fótons ou corpusculares. Denominam-se fótons o tipo de radiação com características eletromagnéticas (como a própria luz), e que portanto não possuem massa ou carga elétrica.
A radiação de origem nuclear é o tipo de radiação que, como o próprio nome indica, tem origem no núcleo do átomo. Existem átomos, encontradosna natureza ou produzidos artificialmente, que não são estáveis e que por isso emitem algum tipo de radiação ionizante.
Por sua vez, as radiações corpusculares possuem massa e mesmo carga elétrica. Exemplos de radiação corpusculares são as partículas beta, (betaterapia com fonte de Estrôncio-90- 90 Sr, por exemplo).
Exemplos de elementos naturais que emitem radiação ionizante são o Radio-226(226 Ra), por outro lado, exemplos de elementos produzidos artificialmente (em reatores nucleares) são o Césio-137 (137 Cs), o Cobalto-60 (60 Co), etc.
A radiação X, descoberta por Roëntgen em 1896, é uma radiação tipo eletromagnética (fótons). É obtida artificialmente através da colisão (choque) de elétrons a "grandes velocidades" ( alta energia) num alvo. Quanto maior for a aceleração doselétrons maior será a energia relativa dos raios X produzidos. A aplicação dos raios X é múltipla, tanto na indústria como na saúde; as radiografias, os aparelhos de radioterapia superficiais e os aceleradores lineares produzem e utilizam raios X.
Outra forma de radiação ionizante são os feixes de partículas elementares, como feixes de elétrons, nêutrons e prótons empregados na radioterapia. Porpossuírem carga e massa, quando em movimento são altamente energéticos, o que possibilita desestabilizar outros átomos, ionizando a matéria. Exemplos mais comuns do uso desta radiação são os feixes de elétrons utilizados na radioterapia e produzidos por aceleradores lineares.
Conforme se nota, tanto de origem nuclear como produzidos por equipamentos eletroeletrônicos (aceleradores, por exemplo), hojeem dia a radiação ionizante é utilizada amplamente em aplicações cotidianas e, especialmente, na radiologia aplicada a medicina, donde incluem-se a radiografia, medicina nuclear e radioterapia.
É essencial ressaltar que, do ponto de vista da aplicação médica, os efeitos e resultados obtidos com fótons de origem nuclear (Cobalto-60, por exemplo), e por raios X (produzidos por aceleradoreslineares, por exemplo), são os mesmos, importando apenas suas energias equivalentes. O mesmo aplicam-se às radiações corpusculares, como betaterapia com fonte de Estrôncio-90 ou feixes de elétrons de aceleradores.
Atualmente existem aparelhos que utilizam raios X que possuem propriedades tais como energia e poder de penetração muito superiores e eficazes do que os antigos aparelhos que utilizam fonteradioativas (Cobalto-60, por exemplo). Soma-se ainda o fato de possibilitarem diferentes energias num mesmo aparelho, e também melhor homogeneidade no tratamento.
Uma diferença básica e fundamental entre a irradiação numa radiografia e na radioterapia, como os próprios nomes indicam (radiologia: rádio = radiação, palavra originada do elemento rádio radioativo; grafia = impressão de imagem) e...
tracking img