Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O tecnólogo em radiologia é um profissional com competências e habilidades necessárias para acompanhar o desenvolvimento da radiologia. Para isso, este profissional tem uma formação acadêmica sólida em diagnóstico por imagem, que o capacita á trabalhar com vários equipamentos. Os procedimentos radiológicos estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que provoca o aumento da buscapor esse profissional. No seu histórico acadêmico este profissional possui algumas disciplinas como: anatomia, anatomia radiológica, fisiologia, patologia, física das radiações, proteção radiológica, radiologia convencional, processamento de imagens digitais, gestão de serviços, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e radioterapia.







Competências ehabilidades:

1. Apoio ao Diagnóstico na preparação para exames de diagnóstico por imagem, realização de diferentes procedimentos radiológicos, execução de processamento diferentes tipos de filmes radiográficos e de imagens digitais, acompanhamento na administração de diferentes tipos de meios de contraste;

2. Proteção e preservação dos efeitos deletérios da radiação ionizante;

3.Administração de empresa prestadora de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Gestão de serviços de proteção ambiental, radioproteção, dosimetria e empreendedorismo;

4. Sua habilitação permite, também, a supervisão da equipe de Técnicos em Radiologia, assim como, o desempenho de todas as rotinas inerentes ao exercício desta profissão. 
A área médica necessita de profissionaisbem preparados para que se possa ter um atendimento com qualidade e segurança. Na área de exames complementares, a radiologia médica tem papel importante, pois através dela podemos avaliar in situ diversas patologias de forma evasiva, o que nos permite proporcionar ao paciente maior conforto, contemplando um diagnóstico mais preciso.
Ainda é bastante escasso o profissional nesta área queapresente boas características que exige a profissão. O mercado está aberto e apto a absorvê-lo o mais rápido possível, dependendo das suas qualificações e habilidades.
Nesse sentido, a organização da estrutura curricular contextualizou realidades profissionais com práticas pedagógicas de modo a contemplar experiências com novas tecnologias, produtos e processos, possibilitando ao educando a vivênciade resolução de problemas inerentes ao trabalho, com criatividade e flexibilidade, conhecimento e competência.
Foram destacadas três vertentes que atuam como norteadoras do curso, discriminadas a seguir:
·         As competências gerais dos profissionais da área;
·         As competências e habilidades especificas da Habilitação Profissional do Técnico em Radiologia Médica – Área deSaúde;
·         A construção de um itinerário formativo que oportuniza a laboralidade e a navegabilidade.
Ao oferecer este curso, o CEDUF atenderá aos princípios enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico:
·         Independência e articulação com o ensino médio;
·         Respeito aos valores éticos;
·         Desenvolvimentode competências para a laboralidade;
·         Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização no currículo;
·         Identidade dos perfis profissionais de conclusão de cursos;
·         Atualização permanente dos cursos, currículos e perfis de conclusão;
·         Autonomia em seu projeto pedagógico.

O Técnico em Radiologia é qualificado para a prestação deserviços na área de prevenção,diagnósticos e tratamento de doenças através do uso de radiações,realizando radiologia convencional e radiologia específica,mamografia,densitometria,tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e ultrassonografia.
O Técnico em Radiologia possui sólida formação nas ciências físicas,nas bases anatômicas e gestão de Saúde.A radiologia é o processo no qual...
tracking img