Radiologia pediatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ, UNINOVAFAPI CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIADISCIPLINA: MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIAPROFESSOR: ALISSADRA VITORIO DE SOUSA |

A EVOLUÇÃO DAMAMOGRAFIA

Cristiane Galdino
Edilson soares
Simone Alves
Antonia zilmaMayra Sá
YsneyaneOliveira

Teresina
2012

Antoniazilma
Cristiane Galdino
Edilson soares da silva
Mayraasá
Simone Alves
Ysneyane oliveira

A EVOLUÇÃO DAMAMOGRAFIA

Trabalho de conclusão da disciplina de práticas interdisciplinares do 3ºperíododo curso de tecnologia em radiologia do Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí -UNINOVAFAPI,orientado pela Professora e mestranda Thais Alexandre de Araujo, que teve como requisito obtenção de uma das notas da disciplina.

Teresina
2012
SUMARIO

INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA 5
REFERENCIAL TEÓRICO 6
No mundo 6
No Brasil 7
Composição básica para um mamógrafo atual 8
Diferenças entre mamografia convencional e digitalizada e digital 9
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS: 11ANEXOS.........................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Mamografia é o exame que tem como objetivo de visualizar patologia e calcificações nos tecidos mamário, através da exposição da mama aos raios-x, feita por um aparelho adequado para tal procedimento, o mamógrafo,(Oliveira, 2008).
A mamografia periódica é a chave para asobrevida de pacientes com câncer de mama, tendo em vista que as lesões mamárias podem ser detectadas, (Bontrager,)
Mamógrafo é o parelho capaz de produzir uma técnica especial utilizada para a visualização de patologia nos tecidos mamários,(Oliveira, 2008).
O aspecto mais distinto do mamógrafo é o desenho singular de seu tubo de raios X, que tem um alvo de molibdênio com spot focal de 0,3 e 0,1 mm.Recentemente, o ródio foi introduzido como um material opcional para o anodo, (Bontrager,)
A evolução tecnológica dos mamógrafos aumenta a possibilidade de melhor utilização deste exame, e sua execução com técnica adequada é prioritária para uma boa interpretação, o que enriquece o arsenal propedêutico em relação ao diagnóstico, (Oliveira, 2008).
Aliada ao combate do câncer de mamaestá mamografiadigital, um exame radiológico da mama no qual a imagem é adquirida como um sinal eletrônico no formato digital. A mesma, com esse formato, facilita a transmissão eletrônica, processamento e análise, mas, o seu maior triunfo é a possibilidade de melhoramento do contraste das imagens em todas as estruturas das mamas e ainda utilizar computadores como parte integral no processamento das imagensmedicas. A mamografia digital diferencia- se da convencional, pois, a convencional ainda faz uso de métodos ultrapassados como: telas-filme e revelação do filme manualmente,(Oliveira, 2008)
O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, e também de pesquisa sobre a evolução da mamografia no Brasil e no mundo em geral.

METODOLOGIA
A metodologia deste presente estudo foi baseada naABNT,e em pesquisa bibliográfica e artigos científicos, e também site relacionados sobre o tema aqui abordado. Tendo os mesmo encontrados três bibliografias, um artigo científico e uma apresentação em slide.

REFERENCIAL TEÓRICO
No mundo
Mamografia é o exame que tem como objetivo de visualizar patologia e calcificações nos tecidos mamário, através da exposição da mama aos raios-x,feita por um aparelho adequado para tal procedimento, o mamógrafo, (Oliveira, 2008).
O primeiro mamógrafo era basicamente um tripé apoiando uma câmara especial de raios-x, assim foi criada a primeira máquina projetada especificamente para produzir mamografias. (Oliveira, 2008).
Os mamógrafos não possuíam grade antidifusora, compressor não girava, e tambémnão tinham magnificacão, (0liveira, 2008)
O...
tracking img