RADIOLOGIA ODONTOL GICA E PEDIATRICA

668 palavras 3 páginas
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA.
A radiologia odontológica é uma ferramenta essencial para diagnóstico, planejamento e acompanhamento no tratamento de doenças bucais.
Com a descoberta dos raios X, e seus avanços houve um grande desenvolvimento na área do diagnóstico possibilitando o surgimento de novas técnicas, bem como, o conhecimento das estruturas anatômicas contribuindo para o surgimento e ampliação de novas áreas dentro da odontologia.
No campo da Odontologia o primeiro profissional que se dedicou a utilização de raios X, como elemento indispensável no exame clínico foi Edmund Kells, desde então a radiografia Odontológica é essencial para um bom diagnóstico. Nas crianças, por exemplo, a cárie pode se desenvolver tão rapidamente que é importante detectá-la o mais cedo possível. As cavidades, que são muito pequenas para serem vistas ao olho nu, assim como os pontos de cárie entre os dentes, onde o espelho e o explorador não alcançam, podem ser localizados facilmente por intermédio de exames radiológicos.
Na odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as periapicais (retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas, esta é um dos mais importantes mecanismos, de uso amplo, que possibilita determinar, na face do paciente, a situação do osso, bem como a arcada dentária, em uma só tomada radiográfica. Modernamente, o cirurgião-dentista dispõe de uma série de exames nos Serviços de Radiologia. Tais exames especiais fornecem subsídios em terceira dimensão que facilitam todos os procedimentos terapêuticos. Pelo fato de esses exames darem a noção da terceira dimensão, os procedimentos cirúrgicos são mais precisos e genericamente menos agressivos. Outro tipo de exame bastante difundido nos dias atuais é a tomografia das articulações temporomandibulares. A reabilitação oral sofreu nos últimos anos um processo revolucionário associado à descoberta e ao desenvolvimento dos chamados implantes osseintegrados. Somente com os métodos de localização para implantes,

Relacionados