Radiologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA
Tecnologia em Radiologia

Luciene S Carvalho
Mayara R Costa
Sirlene P Teixeira

RADIOLOGIA INDUSTRIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Professor: Isaias Nunes Campos

SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO

• Resumo introdutório................................................................................................................ 3
• Ensaios nãodestrutivos (END)................................................................................................ 4
• Radioscopia Industrial............................................................................................................. 5
•Tomografia Industrial............................................................................................................... 7
•RadiologiaIndustrial Digital.................................................................................................... 8

RESUMO

A radiografia industrial é então usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectarcom boa sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca dependerá da técnica de ensaio realizado. Defeitos volumétricos como vazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas as direções serão facilmente detectados desde que não sejam muito pequenos emrelação à espessura da peça.

Ensaios não destrutivos (END)
Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.
São largamente utilizadas nos setores petróleo/petroquímico, químico, aeronáutico,aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.
Os END para apresentar resultados eficazes e confiáveis devem, necessariamente, levar em consideração os seguintes componentes: pessoal treinado,qualificado e certificado, equipamentos calibrados, procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecidos.
Considerado como um processo especial pelos Sistemas da Qualidade, NBR ISO-9001 e outros, os ensaios não destrutivos são aplicados segundo requisitos de projeto do produto fabricado, e não de formaaleatória ao prazer da conveniência de engenheiros e técnicos.
A radiologia industrial desempenha um papel importante e de certa forma insuperável na documentação da qualidade do produto inspecionado, pois a imagem projetada do filme radiográfico representa a "fotografia" interna da peça, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de mostrar na área industrial.
Sendo assim, otreinamento, qualificação e certificação dos profissionais envolvidos com estes métodos é requisito importante do sistema da qualidade. Hoje no Brasil, as qualificações e certificações de pessoal para ensaios não destrutivos são efetuadas por organizações de classe como associações, ou por instituições ou fundações governamentais. A mais importante é o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação -SNQ&C gerenciado pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos - ABENDE, com reconhecimento pelo INMETRO.
As certificações de pessoal são dirigidas a segmentos industriais, tais como: siderurgia, aeronáutica, calderaria, petróleo e petroquímica outros.




Radioscopia Industrial

A...
tracking img