Radiologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*

CENTRO DE ENSINO TÉCNICO BONSUCESSO – CETB
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL _________________

A RADIOLOGIA INDUSTRIAL APLICADA EM INSTALAÇÕES RADIATIVAS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

Ingrid Fava Streck
Relatório Final de Estágio

Rio de Janeiro- RJ
CENTRO DE ENSINO TÉCNICO BONSUCESSO – CETB
Curso de Especialização Técnica em Radiologia IndustrialPeríodo do curso:02 de janeiro de 2012 a 28 de janeiro de 2012
Relatório Final de Estágio
Orientador: Luiz Claudio Santana

A RADIOLOGIA INDUSTRIAL APLICADA EM INSTALAÇÕES RADIATIVAS DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

Ingrid Fava Streck

Santana do Livramento-RS
SUMÁRIO

1. A EMPRESA

2. RESUMO

3.INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DOS DADOS

4. CONCLUSÃO, PROPOSTA E CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. ANEXO

6. LISTA DE REFERÊNCIAS

1. A EMPRESA

ASNDT ENGENHARIA CONSULTORIA E INSPEÇÃO LTDA.
RUA CURITIBA, 1025/ CEP 21730-240
REALENGO – RJ



2.RESUMO

ASND, É UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE, DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, CONTROLE E ENGENHARIA DA QUALIDADE,ATUANDO NOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO DE SOLDAGEM, ENGENHARIA, TREINAMENTOS, TÉCNICAS ESPECIAIS, PERÍCIAS E AVALIAÇÕES, ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS, INSPEÇÃO INDUSTRIAL E DE MANUTENÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE DE EQUIPAMENTOS, EXISTENTE A ALGUNS ANOS NO MERCADO.

3. INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DOS DADOS

O primeiro dia de estágio deu inicio com a apresentação das instalações da empresa, osupervisor Santana, mostrou-nos “banck”, uma construção nos fundos da empresa, onde é realizada algumas inspeções, quando a peça pode ser movida do local. Este “banck”, é uma área construída no chão, a uma profundidade de uns 3 metros, (anexo1). Neste mesmo dia conhecemos a Casa Mata, onde são guardadas as fontes radioativas. Nesta empresa existem 10 fontes de Selênio, e 20 de Irídio, osequipamentos existentes são o Dekop e Senton, que são utilizados para realização das inspeções.
A Casa Mata, é uma estrutura de mais ou menos uns 15 metros quadrados, feita com paredes grossas e com entrada copiando um labirinto, este projeto serve para proteção dos trabalhadores, que quando vão entrar na sala, tenham uma proteção extra. Em seu interior existem 3 poços de uns 50 cm de profundidade,onde são colocadas as fontes, esta estrutura é sinalizada e fechada conforme norma da CNEM. À frente da Casa Mata existem várias repartições, como armários, onde são guardados os materiais de cada equipe, para maior agilidade no serviço.(anexo 2)
Na entrada desta estrutura, uma porta grande de cor preta faz a segurança, com uma luz piscante, e avisos de que há material radioativo no seu interiorestão afixados na porta, junto com uma relação do que há em seu interior, seus responsáveis técnicos e tudo mais, para um melhor entendimento de quem avista.
Santana enfatizou a radioproteção,o quanto é importante a proteção dos trabalhadores da área, de como é prejudicial e nocivo a exposição contínua, falou sobre o Plano de Radioproteção, exigido pela CNEM, os IOE e IE, são necessários para ofuncionamento da empresa.
Ficamos sabendo melhor sobre as atribuições do supervisor de Radioproteção. Sua função é fiscalizar os planos de Radioproteção, para que na hora de uma inspeção corra tudo bem, sem a exposição excessiva dos Operadores e público. Uma das atribuições também é a fiscalização da equipe, a mesma tem que estar completa, sendo que em áreas abertas são necessários 2 operadores eum RIA , na fechada 1 operador, 1 RIA e 1 auxiliar , e em via pública aberta 2 operadores e 1 RIA.
Cada inspeção realizada é necessário um plano específico.
Após estas explicações fomos observar, uma demonstração de uma inspeção, com uma fonte fria (anexo 3), o operador Cleiton, exemplificou como poderia ser feito a mesma, colocando os materiais em seus devidos lugares, exemplificou também um...
tracking img