Radiologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO TÉCNICO APOGEU
Radiologia Médica
Módulo III Noturno













RADIOLOGIA INDUSTRIAL
Administração Aplicada a Radiologia Médica








Discentes:
Carlos Alberto
Dalvana Mantesso
Joyce Pereira
Luciana Bragato
Patrícia Mendes
Sabrina Fraga
Suellen Zanão
Docente:
Pollyana Tófano Bayerl







Cachoeiro de Itapemirim, 6 de julho de 2011.INTRODUÇÃO
O uso da Radiologia Industrial é um método utilizado para inspeção não destrutiva, que se baseia na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peçaabsorverão quantidades diferentes da radiação penetrante. Quando pensamos em aeronaves, automóveis, metro, trens, navios, submarinos, e outras, todas estas máquinas não poderiam ter um bom desempenho não fossem a qualidade do projeto mecânico, dos materiais envolvidos, dos processos de fabricação e montagem, inspeção e manutenção, por isso a Radiologia industrial é um método poderoso que investiga asanidade dos materiais e componentes, assegurando bom desempenho dos processos utilizados.
Num mundo globalizado onde é fundamental que as empresas tenham certificações de sistemas de qualidade ISSO, para garantir sua competitividade, a Radiologia Industrial vem sendo aplicada, de forma crescente, para inspecionar e detectar defeitos nos mais diversos segmentos, tais como: na IndústriaPetroquímica, Nuclear, Bélica (inspeção de explosivos), Siderúrgicas, na inspeção de soldas em aeronaves, navios, correios, aeroportos; além de sua aplicação na conservação de alimentos, obras de arte e remédios.




























RADIOLOGIA INDUSTRIAL
Conceito
A radiografia é um método usado para inspeção não destrutiva que se baseia naabsorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante. Essa absorção diferenciada da radiação poderá ser detectadaatravés de um filme, ou através de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrônicos de radiação. Essa variação na quantidade de radiação absorvida, detectada através de um meio, irá nos indicar, entre outras coisas, a existência de uma falha interna ou defeito no material.
A radiografia industrial é então usada para detectar variação de uma região de um determinado material queapresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boa sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca dependerá da técnica de ensaio realizado. Defeitos volumétricos comovazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas as direções serão facilmente detectados desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça.


Atribuições do Técnico em Radiologia
Compete ao Técnico em Radiologia Industrial:
a) Realizar ou supervisionar os ensaios radiológicos;
b) Registrar e classificar os resultados de acordo comcritérios documentados;
c) Emitir relatórios de resultados;
d) Definir as limitações da aplicação do método de ensaio radiológico;
e) Instalar, preparar e verificar os ajustes dos equipamentos;
f) Zelar pelo adequado funcionamento dos aparelhos, equipamentos e acessórios radiológicos;
g) Obedecer a códigos, normas, especificações e procedimentos radiológicos;...
tracking img