Radiologia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equipamento


Raios-X Digital


 Mamografia Digital


 Angiografia por Subtração por Digital


 Densitometria Óssea

A Radiografia Computadorizada
( Raio-X Digital )das exposições radiográficas tornou-se possível,dessas imagens. É precisoes variáveis entre 2000 x 2000 à 4000 x 4000. Estas imagens ocupamtornou viável a digitalização da radiologia convencional, de forma que,cadaez mais, observamos a incorporação desta tecnologia nos atuais centros de diagnósticosAs principais vantagens no uso desta tecnologia são:o paciente.

 
Armazenamento das imagens.

 
Disponibilização das imagens em redes de computação.
 Lat
 o da técnica maior do que 2 ou 3kilovolts. Na radiografia computadorizada uma variação de até 10 kV permite aobtenção da imagem com qualidadediagnóstica.A documentação digitalgraças ao desenvolvimento de potentes sistemas de computação dotados de grandecapacidade de armazenamento de dados.O maior desafio da digitalização das imagens radiográficas convencionaisé permitir alta definição e grande capacidade de resoluçãolembrar que as imagens nas radiografias convencionais são obtidas pelo enegrecimento demicroscópicos cristais sensibilizados porfótons de raios-x.Para que a imagem digital pudesse ser utilizada para fins diagnósticosseria imprescindível o uso de matrizes de alta definição, assim, observamos radiografiasdigitais com matrizgrande espaço na memória dos computadores e demandam tempo para serem transmitidas àestações remotas.O desenvolvimento da computação e a redução dos custos dosequipamentosvhospitalares.

 
Maiorlatitude de exposição.

 
Redução da dose de exposição n

 
Possibilidade de pós processamento das imagens.
itude de exposição:
A latitude exposição está relacionada com a faixa de energianecessária para produzir a imagem radiográfica. A energia necessária para produziressas imagens são definidas pelos fatores de dosagens conhecidos por
kV
(Kilovolt)e
mAs
(Mili-ampére/segundo). Numaradiografia convencional a latitude deexposição é limitada e não permite uma variaçã 
 
 Reduç
 A possibilidade dearmazenamento e pós processamento permite a impressão de duplicatas daimagem sem a necessidade de re-exposição no paciente.
 Pós-p
 truturas aéreas; etc.... No pós-processamento é possível ainda a ampliação da imagens, inversão do sinal devídeo, anotações, medidas lineares, ângulos,etc...
 Arma
 computadorizada é apossibilidade de armazenamento da imagem como um arquivo de computador,podendo esta ser impressa quantas vezes forem necessárias.
 Dispo
 édico do paciente e o médico radiologista, ouainda permitindo que um terceiro profissional em qualquer lugar do mundo possaemitir um parecer.eo nos últimos anos, o acessoesta tecnologia ainda não faz parte da nossa realidade,assim, levaremos ainda algummpo, até que possamos conviver com este novo momento.
 ão da dose de exposição:
Principalmente em função da maior latitude de exposiçãotornou-se possível a redução da dose no paciente.
 rocessamento das imagens:
Uma vez armazenada na memória do computador as imagenspoderão ser processadas de forma a colocar em evidência diferentes estruturas,assim como; ossos epartes moles; partes moles e es 
 zenamento das imagens:
Outra grande vantagem da radiografia
 nibilização das imagens em rede:
Talvez a principal vantagem da radiografia computadorizada estáno fato de poder ser disponibilizada para uso em redes de computação. Um vezdisponibilizada em rede a imagem poderá ser compartilhada simultaneamente pordiversos usuários, assim como, o m É preciso considerarno entanto que, embora os custos de implantação dum sistema computadorizado de imagens tenha diminuído muitate 

A Radiografia Computadorizada
A imagem radiológica digital é obtida a partir de placas digitais detectorasm as mesmasdimensões dosOs chnstituições básicas:Dispositivo fósforo-armazenador.

 
Conversor ópto-eletrônico.
 Dispos
el peloarmazenamento, sofre um processo de...
tracking img