Radiografia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Engenharia

RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

Professora: Sidnea
Alunos:
Pedro Henrique Araújo
Pedro Henrique Andrade Duarte
Pedro Adolfo

Ensaios – Radiografia Industrial
No emprego das radiações ionizantes, raios-x ou raios gama para fins industriais, algumas técnicas são utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos, queinvestigam a sanidade do material sem, contudo, destruí-lo ou introduzir quaisquer alterações em suas características. Alguns dos ensaios, mais comumente utilizados nos dias de hoje são:
* Radiografia – Os equipamentos de raios-X industriais são divididos geralmente em dois componentes: o painel de controle e o cabeçote. O painel de controle aloja todos os controles, indicadores, chaves e medidores,através dele se fazem os ajustes de voltagem e amperagem. O cabeçote é responsável pela geração da radiação e pelos dispositivos de refrigeração. Os raios-x são gerados por diferença de potencial da ordem de milhares de volts em uma ampola de metal cerâmica, denominada tubo de Coolidge, que possui duas partes distintas: o cátodo e o ânodo, ambas imersas em vácuo. O cátodo é constituído por umfilamento, por onde passa uma corrente elétrica da ordem de miliamperes, que se aquece e passa a emitir elétrons, espontaneamente, que serão acelerados em direção ao alvo, o ânodo, que por sua vez, consiste do metal tungstênio. No choque dos elétrons com o alvo, ocorre a desaceleração repentina dos mesmos devido ao choque com os núcleos atômicos do metal, transformando suas energias cinéticas emraios-x e calor, explicando assim o porque da escolha do tungstênio como metal do alvo, já que possui alto ponto de fusão. A imagem da peça, que é posicionada entre a fonte de radiação e um filme à base de celulose, com revestimento de sais de prata (AgBr), será formada de acordo com as variações de densidades da peça e das diferenças de absorção entre os materiais.

Figura 2 - InspeçãoRadiográfica de soldas em tubo
Figura 1 - Foto extraída do Catálogo da Seifert.
* Radioscopia (Fluoroscopia) – A radiação é emitida de um tubo de raios-x, colocado dentro de uma cabine a prova de radiação, e atravessa a peça para atingir uma tela fluorescente. As telas fluorescentes se baseiam no princípio que determinados sais possuem a propriedade de emitir luz em intensidade mais ou menosproporcional à intensidade de radiação que incide sobre eles, formando a imagem da peça no monitor. Esse processo proporciona uma imagem instantânea da peça. A imagem formada é positiva uma vez que as áreas mais brilhantes indicam onde há maior incidência de radiação transmitida a tingir a tela, áreas menos espessas e/ou menos densas, ou seja, a imagem é oposta à imagem negativa produzida no filmeradiográfico.

Hoje as telas fluorescentes em radioscopia quase não são usadas e sim se utilizam Intensificadores de Imagens acoplados à câmeras de TV ou sistemas digitais (DR), que nada mais é que um conversor de imagem.

* Utilizando um Conversor universal de imagem
Os detetores de estado sólido são formados pela parte superior que contém um material a base de fósforo que emite luz(cintilação) pela passagem da radiação, que por sua vez incide no núcleo do detetor que por efeito foto-elétrico emite elétrons, dando origem a uma corrente elétrica no terminal do detetor, que é proporcional ao fóton de radiação de entrada. Esta corrente elétrica pode ser usada para gerar imagens em TV, gravação em vídeo, digitalização e outros.



Sua grande vantagem está na rapidez e no baixocusto no ensaio, já que dispensa filme e revelação, entretanto, apresenta limitações, como a impossibilidade de inspecionar peças com alto número atômico e de grandes espessuras, a qualidade da imagem não é tão boa quanto a da radiografia, mas uma maneira de melhorar a resolução é usar ponto focal menor, reduzindo a penumbra.
O ensaio por fluoroscopia tem aplicações principalmente em indústrias...
tracking img