Radiografia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No mundo globalizado que vivemos, devido a fatores como competitividade e custos, as vezes um equipamento a ser produzido pode conter peças provenientes de fornecedores espalhados pelo planeta.
Assim, torna-se necessário haver um meio que possa identificar a qualidade dos materiais e processos empregados na fabricação destes componentes, já que em casos como de uma caldeira, aviãoou algum equipamento nuclear, o risco de falha deve ser zero pois vidas humanas estão diretamente envolvidas.
Para que isto se tornasse possível, um dos avanços tecnológicos mais importantes na engenharia foi sem dúvida o advento dos ensaios não destrutivos que constituem uma das ferramentas indispensáveis para o controle da qualidade dos produtos produzidos na indústria moderna.
Dentro destesensaios destacam-se o ultra-som, líquidos penetrantes e a radiografia industrial, tema deste trabalho. Estes ensaios são comumente utilizados nas indústrias de petróleo e petroquímica, nuclear, alimentícia, farmacêutica, geração de energia para inspeção principalmente de soldas e fundidos, e ainda na indústria bélica para inspeção de explosivos, armamento e mísseis, a radiografia e o ultra-somdesempenham papel importante na comprovação da qualidade da peça ou componente em conformidade com os requisitos das normas, especificações e códigos de fabricação.
A radiografia industrial serve também para qualificar soldadores e de operadores de soldagem sendo que também um papel importante na documentação da qualidade do produto inspecionado, pois a imagem projetada no filme radiográficorepresenta a “fotografia” interna da peça, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de mostrar na área industrial.

RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

De acordo com Ricardo Andreucci em sua publicação A Radiologia Industrial a radiografia é: “um método usado para inspeção não destrutiva que baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada.” Assim, asdiferenças de densidade e variações na espessura do material farão com que diferentes regiões de uma peça absorvam quantidades diferentes de radiação penetrante que podem ser detectadas através de um filme, de um tubo de imagem ou por medidores eletrônicos de radiação. Com essa variação de quantidade de radiação absorvida é possível identificar a existência de uma falha interna ou defeito no material.Como já dito, torna-se importante utilizar esse processo em produtos que simplesmente não podem falhar. Como a maioria dos equipamentos é construída com chapas, se uma solda não estiver adequada, não suportará a pressão e apresentará vazamentos , podendo provocar acidentes com conseqüências terríveis como o de uma explosão de uma caldeira. Assim, a radiografia é bastante utilizada na inspeção decordões de solda.
Os raios gama e X são ondas eletromagnéticas assim como a luz, destacando-se por possuírem alta freqüência e comprimento de onda extremamente curto o que lhes confere a propriedade de atravessarem materiais opacos. A quantidade de radiação que atravessa a peça é variável e depende da espessura e densidade do material naquele ponto. Depende também da freqüência de radiação - quantomaior a freqüência, maior sua capacidade de penetrar e atravessar os materiais.
Em relação aos ensaios não destrutivos merecem destaque as seguintes propriedades da radiação penetrante:

• deslocam-se em linha reta;

• podem atravessar materiais opacos a luz, ao faze-lo, são parcialmente absorvidos por esses materiais;

• podem impressionar películas fotográficas, formando imagens;

•provocam o fenômeno da fluorescência;

• provocam efeitos genéticos;

• provocam ionizações nos gases.

ENSAIO DE RAIO X

Os raios X são emitidas das camadas eletrônicas dos átomos e apesar de não ocorrerem de forma ordenada, possuem um padrão de emissão denominado espectro de emissão. Na indústria os raios X são gerados numa ampola de vidro denominada tubo de Coolidge que possui duas...
tracking img