Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Coração de Jesus
Disciplina: Química
2ª Série do Ensino Médio – Turma: 2001

Prof. Maria Esther
Alunos: Giovana Paim
Gustavo Lima
Larissa Coutinho
Letícia Rosa
Ricardo
Vitor Vilaça
Wieke

Radioatividade

Belo Horizonte
2011
Introdução

Dentre as experiências conduzidas, algumas foram realizadas na quarta-feira, 26 de fevereiro, e quinta-feira, 27 de fevereiro (1896).Nesses dias o sol se mostrou apenas de passagem. Eu preparei os materiais do experimento e os guardei numa gaveta, onde também se encontravam os sais de urânio. No dia seguinte o sol não apareceu e eu revelei as chapas no 1º de março, na esperança de encontrar fotos muito fracas. Porém, ao contrário, os contornos se mostravam com grande intensidade. Pensei imediatamente que isso devia ter ocorridono escuro, e planejei a seguinte experiência.
No fundo de uma caixa de papelão coloquei uma chapa fotográfica e sobre seu lado sensível (camada de gelatina de bromo) pus um pedaço de sal de urânio curvo, de forma que encostasse na chapa apenas em alguns pontos. A seguir coloquei um outro pedaço de sal de urânio, separado da chapa fotográfica através de uma chapa de vidro. Isso tudo ocorreu numasala escura. A caixa foi fechada, colocada numa segunda caixa de papelão e então posta numa gaveta. Trabalhei ainda com uma moldura que foi coberta por uma chapa de alumínio. Nela estava uma chapa fotográfica e também uma plaqueta de sal de urânio. O conjunto foi colocado numa caixa de papelão e posto numa gaveta.
Depois de cinco horas as chapas foram reveladas, os contornos dos saismostravam-se em preto, exatamente como na experiência anterior.
A ação do sal que ficou sobre a chapa de vidro foi um pouco mais fraca, mas a forma do sal era bem reconhecível. Finalmente, a ação através da chapa de alumínio era ainda mais fraca, todavia clara também.
Parece plausível que esses fenômenos não podem ser subordinados à luz que emana da fosforescência.

Relato de Henri Becquerel, físicofrancês descobridor da radioatividade do urânio e ganhador do Prêmio Nobel de 1903 com o casal Curie, feito em 2 de março de 1896 na Academia Francesa de Ciências. In: Tennenbaum, Jonathan. Energia nuclear: uma tecnologia feminina. Rio de Janeiro: Capax Dei, 2007. p. 61-2.

Tipos de Radiação

* Radiação Alfa
Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e doisnêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. Uma ou duas folhas de papel podem deter os raios alfa. Quando um núcleo emite uma partícula alfa, perde dois prótons e dois nêutrons.

1- As partículas alfa são núcleos de hélio. Consistem em dois prótons e dois nêutrons que secomportam como uma partícula única.
2- O núcleo do rádio, no qual prótons e nêutrons se unem para formar uma partícula alfa.
3- A partícula alfa é emitida pelo núcleo.

* Radiação Beta
Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quaseigual à da luz. Alguns podem penetrar mais de 1 cm de madeira. Quando um núcleo emite uma partícula beta, também emite um neutrino. Um neutrino não tem carga elétrica e quase não tem massa. Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o prótonpermanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron.
1) Quando o núcleo emite um pósitron, um próton do núcleo transforma-se em um nêutron, um pósitron e um neutrino. O pósitron e o neutrino são emitidos no mesmo instante da sua formação, e o nêutron permanece no núcleo. Um isótopo de carbono, o 6C11, emite pósitrons. O C11 tem seis prótons e cinco...
tracking img