Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alice Honorato Viana
Francisco das Chagas Silva Neto
Lucas Vinícius Moraes de Oliveira
Raquel Oliveira Reis

RADIOATIVIDADE

Mossoró-RN
Abril/2011
Alice Honorato Viana
Francisco das Chagas Silva Neto
Lucas Vinícius Moraes de Oliveira
Raquel Oliveira Reis

RADIOATIVIDADE

Trabalho apresentado ao departamento de ciências exatas e naturais do Colégio Menino Deus – CMD, da 3ª série doensino médio, como requisito da disciplina de química, ministrado pelo professor Jan Clay Valentin.

Mossoró-RN
Abril/2011
Sumário
1 – Introdução
2 – Radioatividade
2.1 – Histórico
2.2 – Análise Etimológica
3 – Acidentes radioativos no mundo
3.1 – Chernobyl
3.2 – Hiroshima e Nagasaki
3.3 – Goiânia
3.1 – Fukushima
4 – Efeitos biológicos da radiação no organismo
5 – Radiação naagricultura e medicina
5.1 – Agricultura
5.2 – Medicina
6 – Conclusão
7 – Referências bibliográficas

1 – Introdução
Propriedade de certos elementos químicos (rádio, urânio etc.) de transformar-se espontaneamente em outros elementos, emitindo uma radiação eletromagnética. (Var.: radioatividade)
Radioatividade é um processo no qual um núcleo com Z prótons e N nêutrons pode se transformarem outro núcleo com Z e N diferentes. Esta transformação é chamada desintegração nuclear, sendo acompanhada por emissão de radiação. Por este motivo, estes núcleos instáveis são chamados radioativos.
As duas principais maneiras de um núcleo se desintegrar são através da emissão de uma partícula alfa α ou de uma partícula (β). Esta última é um elétron que sai do núcleo com uma grande velocidade.Este elétron origina-se no núcleo quando um nêutron (carga 0) se desintegra transformando-se em um próton (carga +), em um elétron (carga -) e num neutrino (que é uma partícula sem massa e sem carga muito difícil de ser detectada). O próton permanece no núcleo e o elétron é ejetado.
O número de massa A é definido com a soma do número de prótons e nêutrons; portanto a emissão de uma partícula betanão muda o número de massa do nuclídeo que desintegrou.
No entanto o número de prótons (número atômico Z) aumentou e como é o número de prótons que caracteriza um dado elemento, quando um nuclídeo emite um beta ele se transforma em um nuclídeo de outro elemento.
Exemplificando: o Cs-137 tem A = Z + N = 137, isto é, tem 55 prótons e 82 nêutrons. Quando ele emite um elétron (partícula beta) passaa ter Z = 56 e N = 81 continuando com o mesmo número de massa. Quem tem Z = 56 é o elemento Ba-137. Diz-se então que o Cs-137 ao emitir uma partícula beta decai para Ba-137.
A partícula alfa é composta por 2 prótons e 2 nêutrons tendo, portanto, a mesma constituição do “núcleo de hélio”. Quando um elemento emite uma partícula

alfa, tanto o número de massa quanto o número atômico diminuirão(o primeiro de 4 unidades e o segundo de 2 unidades).
Exemplificando: o U-238 92 prótons e 146 nêutrons, isto é, tem Z = 92 e A = 238. Quando emitir uma partícula alfa passará a ter Z = 90 (pois perdeu dois prótons) e A = 234 (pois perdeu dois prótons e dois nêutrons). O elemento que possui Z = 90 é o Th-234. Diz-se então que o U-238 ao emitir uma partícula alfa decai para Th-234.
Em muitosnúcleos o decaimento através de partículas alfa e beta é seguido da emissão de energia em forma de uma onda eletromagnética. Esta onda é chamada radiação gama (γ).
Quanto à natureza esta radiação é do mesmo tipo da radiação X (raios X) ou da radiação luminosa, por exemplo. Comparando sua energia verifica-se que é muito maior do que a luz visível e em muitos casos maior do que a dos raios X. Não é, noentanto, sua energia que a caracteriza e sim sua origem. Isto significa que se observarmos uma radiação X e uma radiação gama da mesma energia não a diferenciamos fisicamente; sua caracterização é feita somente se soubermos se ele se originou no núcleo ou no envoltório eletrônico.
Por que alguns núcleos são estáveis e outros radioativos? No interior do núcleo, os prótons e os nêutrons interagem...
tracking img