Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOATIVIDADE

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm apropriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas sãoprincipalmente partículas alfa, partículas betas e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, radio etório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raio-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminarem chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becqueril em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.
A radioatividade pode ser:
 Radioatividadenatural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
 Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que éprovocada por transformações nucleares artificiais.
RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL
Produz-se a radioatividade induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destaspartículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta pelo casal “Joliot-Curie”(Frederick e Irene Joliot-Curie), bombardeando núcleos de boro e alumínio com partículas alfa. Observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor daspartículas alfa. O estudo da radioatividade permitiu um maior conhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou...
tracking img