Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Radioatividade.
A radioatividade foi descoberta pelo Becquerel, ele trabalhou com alguns minérios de urânio e ele enrolava esse minérios em uma chapa fotográfica e essa chapa ficava como se tivesse sido exposta a luz. O casal Curie se interessou por essa descoberta do Becquerel e esse grupo passou a estudar os mistérios da radioatividade.
Primeira coisa importante: da onde vem a radiação? Osnúcleos estáveis vão emitir radiação para conseguir estabilidade. A radiação é proveniente do núcleo, esses núcleos se encontram em demasiada estabilidade. Sabe quando você esta tão nervoso que começa a jogar tudo pela janela? É algo parecido o que acontece com esse núcleo. Então esse núcleo estável começa a emitir radiação pra adiquirir maior estabilidade.
Há 3 tipos de radiação:
- Alfa (α)- Beta (β)
- Gama (γ)
Para saber qual tipo de radiação é bem simples. É só passar por um pequeno experimento:

Existe um tipo de radiação que atravessa essas placas sem sofrer nenhum desvio, ou seja, uma radiação que não é nem positiva ou negativa. É neutra.

Agora existe uma radiação que sofre um desvio para o lado negativo. Então será uma radiação positiva.

E quando ocorre o oposto, ouseja, a radiação vai para o lado positivo, isto quer dizer que a radiação é negativa.
A tabela abaixo organiza esses 3 tipos de radiação, observe:

A radiação Alfa é a de carga positiva, ela é formada por 2 prótons e 2 nêutrons lançados pelo núcleo instável. Sendo assim, ela tem massa 4 e carga 2. Com relação as demais radiações, a Alfa será a maior, sendo assim mais difícil o seu poder depenetração. Uma folha de papel poderia deter uma penetração alfa.
Já a radiação Beta é um elétron que é lançado pelo núcleo, mas é um elétron no núcleo? Núcleo só contem prótons e neutros, então o que acontece? Da onde veio esse elétron? Da desintegração de um nêutron que estava no núcleo, ele se transmuta em um próton, um elétron e um neutrino. Este elétron que é formado deste núcleo então élançado pra fora em forma de radiação beta, ficando nesse núcleo um próton a mais (olhe o esquema a baixo). Esse elétron Beta tem massa 0 e carga -1, o poder de penetração é médio por ela ser menor e mais veloz comparada as partículas Alfa.

A radiação Gama é pura energia, ondas eletromagnéticas. Não tem massa e nem carga e por isso tem um alto poder de penetração, podendo ate atravessar algunscentímetros de chumbo.
Um elemento radioativo pode emitir mais de dois elementos radioativos, mas nunca poderá emitir radiação Beta e Alfa ao mesmo tempo. Esses elementos quando emitem radiação sofrem desintegrações, apartir de um tempo, que no caso é chamado de meia-vida, o elemento químico perde metade da sua carga radioativa. O tempo dessa meia-vida vai depender muito do elemento radioativo, pode serde 5 anos e a milênios. Observe o esquema a baixo:

E qual a ligação da emissão de radiação com bombas e usinas nucleares? Existe um processo chamado fissão nuclear: é uma quebra do núcleo de um átomo atingindo ele, por exemplo com um nêutron em alta velocidade, então esse núcleo vai ser bombardeado e vai se quebrar em núcleos pequenos, liberando uma energia absurdamente grande.

Veja oexemplo. O Urânio foi bombardeado com nêutrons que resultou na criação do Bário, Crípton – não é sempre que vai se resultar nesses dois átomos, isto é só um exemplo – os nêutrons são lançados em alta velocidade e ainda geram uma grande energia. Essa energia é o que a gente pode usar na bomba atômica e em um reator nuclear. Veja mais outro exemplo a baixo:

Esses nêutrons que foram lançados paraquebrar o núcleo nunca param, eles podem sair quebrando vários e vários núcleos e fazendo a emissão de varias radiações. E se isso não for freado vai haver uma explosão, que é a bomba atômica. Mas quando você para essa seqüência de quebra de núcleos, você tem a reator nuclear, que usa essa emissão de energia.
Agora a fusão nuclear é necessário núcleos pequenos e temperaturas elevadíssimas, é o que...
tracking img